A receita “tradicional” de como seguir e crescer em uma carreira jurídica dificilmente será ainda a mais adequada em tempos de startups, nova economia, era dos dados. A solução, então, é ampliar o repertório para fora do direito (multidisciplinariedade), abandonar o pensamento jurídico tradicional (com mais tecnologia, design thinking, pensamento “startupês”, conhecimento de mercado, futurismo, empreendedorismo etc.) e cuidar as Soft Skills (“habilidades humanas”).
Quem é Marcílio Guedes?
EXPERIÊNCIA
FORMAÇÃO
PARTICIPAÇÃO
EXPERIÊNCIA
Marcílio Guedes Drummond – Legal Venture Transformer. Advogado. Especialista em Design de Serviços e Produtos pelo M.I.T. – Massachusetts Institute of Technology.
É um dos líderes do Legal Hackers no Brasil. É um dos primeiros Legal Growth Hackers da América Latina. Especialista do ecossistema de startups na América Latina.
Professor de inovação no direito em países da América Latina (principalmente Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia). CEO e Professor da Edtech “Advogado de Startups Academy”. Membro de Comissões das OABs MG e SP.
Professor de Pós Graduação na Verbo Jurídico. Mentor de diversos programas de criação e aceleração de Startups. Professor, Palestrante e autor sobre temas de direito, tecnologia, futurismo, Inovação e empreendedorismo. Já participou, como autor, coautor ou coordenador, de 10 obras dedicadas à inovação, empreendedorismo, tecnologia, direito, mercado e futurismo.
Foi um dos primeiros Heads de Inovação de escritório de advocacia na América Latina (Marcelo Tostes Advogados). Sócio e investidor em startups e empresas offline. Arquiteto Jurídico, com base em Python e Lawtex.
FORMAÇÃO
É um dos primeiros Legal Growth Hackers da América Latina. Especialista em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Mestrando em Direito das Relações Internacionais na sede do Mercosul (Uruguai), estudando o ecossistema de startups na América Latina.
PARTICIPAÇÃO
Membro efetivo da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG. Membro Convidado da Comissão de Inovação da OAB Santos/SP.
Membro do Global Legal Blockchain Consortium. Membro da AB2l – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.
Já participou, como autor, coautor ou coordenador, de 7 obras dedicadas à inovação, empreendedorismo, tecnologia, direito, mercado e futurismo.