A importância de um Modelo de Negócios
Desde já, construir um Modelo de Negócios é o melhor meio de iniciar sua estratégia de trabalho. Portanto, para montar um negócio, inclusive um escritório de advocacia, fazer com que suas ideias mudem para um projeto de sucesso, você precisar ter uma visão ampla e com detalhes em três itens, são eles:
- o mercado;
- o seu produto ou serviço; e
- as suas atitudes como empreendedor(a).
Por isso, Canvas e empreendedorismo têm tudo a ver entre si!
Este meio funciona como um mapa de viagem. Isto é, ele descreve o caminho pelo qual a Cia terá que tomar para chegar ao seu destino, ou seja, aos objetivos globais. Ainda assim, o item mostra a lógica de como uma empresa pretende gerar valor, bem como, causar um benefício que faça sentido para o cliente.
O método, é um exemplo de modelo de negócios simples, bem como, pronto para você preencher com as nuances do seu negócio.
Assim, esse molde é um esquema que deve ser construído para que a estratégia possa ser colocada em prática com sucesso, por meio de dois itens:
- das estruturas organizacionais dos processos; e
- pelos sistemas que compõem a Cia.
Business Modelo Canvas? O que é?
Assim, aqui é que entra o Business Modelo Canvas. Mas, afinal o que é isso? Ou seja, o Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que permite criar um modelo de negócios de qualquer organização.
Além de tudo, ele é um mapa visual que contém um resumo dos principais pontos para se planejar, ainda assim, ilustra as características do seu Plano de Negócio. Ou seja, é uma modo de visualização dinâmico criada nos anos 2000.
A princípio, sua estrutura conta com nove blocos pré-formatados que dão a base para a criação do modelo ou a adaptação de um já existente. Isto é, por ser uma ferramenta visual, o Canvas é um facilitador da estratégia que ilustra todas as estruturas de um organização.
Todavia, apesar do Plano de Negócios tradicional ser muito importante, ele costuma ser um documento longo, detalhado que não permite alterações tão dinâmicas. Sobretudo, pela carência da constante validação dessas mudanças, sendo, por vezes um trâmite mais lento.
Deste jeito, o Business Model Canvas se torna um meio muito útil, visto que serve para modelar e remodelar modelos de negócios nessa Era Digital tão dinâmica.
Como usar o método Canvas de planejamento?
Seu autor, o teórico suíço Alexander Osterwalder, teve o objetivo de auxiliar as cias a projetarem seus intentos, bem como, visarem o futuro de uma maneira simplificada.
Então, Osterwalder e Yves Pigneur resumiram no livro, Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios, o conceito do Canvas junto com diversos modelos de negócios bem-sucedidos.
O Modelo Canvas tem descrição fácil. Isto é, seus conceitos são simples, relevantes e compreensíveis, assim, ajuda no dialogo da equipe. Ao mesmo tempo, ele consegue passar a essência do ato de planejar e o quão complexo é uma cia, dentro de suas funções.
Alguns dos seus benefícios são:
- Agilizar e facilitar a estratégia;
- Flexibilidade e fácil compreensão;
- Visualização estratégica;
- Aumento à competitividade;
- Trazer organização e objetividade para a cia;
- Estimular o lado criativo; e
- Simplificar a comunicação.
Assim também, um modelo de negócios, no Business Model Canvas, é melhor descrito com nove pontos básicos. Ainda assim, eles contêm quatro áreas principais da organização, são elas:
- os clientes;
- a oferta;
- a infraestrutura;
- e a viabilidade financeira.
Conheça agora as 9 etapas do Canvas:
1. Segmento de clientes
Pergunte-se: Para quem estamos criando valor? Quem são nossos clientes mais importantes?
Sobretudo, essa parte define grupos de pessoas/organizações que o negócio tem como público-alvo. Isto é, esses indivíduos sendo distintos, suas carências também são, se você ver em blocos, fica mais fácil criar ações para atender cada um da melhor maneira.
Podemos elencar três motivos de distinção, com relação:
- ao relacionamento;
- ao lucro;
- aos canais de distribuição.
2. Proposta de valor
Pergunte-se: Que valor damos aos clientes? Qual problema ajudamos a resolver? O que estamos satisfazendo? Que conjunto de produtos e serviços oferecemos para cada segmento da clientela?
Aqui é relativo ao porque dos clientes optarem pelo seu negócio/escritório. A proposta de valor no Canvas deve resolver um problema ou satisfazer alguma necessidade do cliente (de acordo com sua segmentação). Dessa forma, aumentar o desempenho dos produtos/serviços é uma forma de criar e agregar valor.
3. Canais
Pergunte-se: por meio de quais canais nossos segmentos de clientes querem ser contratados? Como os alcançamos agora? Como nossos canais se integram? Qual funciona melhor? Quais têm melhor custo-benefício? Como estão integrados à rotina dos clientes?
Nesse sentido, os canais se referem a forma que seu negócio se comunica com os clientes, desde o momento da aquisição do produto até o suporte após a compra. Isto é, eles podem ser diretos (time de vendas, site) ou indiretos (lojas de revenda). As fases do canal são:
- Conhecimento: Quando o público irá conhecer sua marca.
- Avaliação: Como sua empresa é avaliada.
- Compra: Como é o processo de compra dos seus clientes.
- Entrega: Como sua empresa entrega valor aos clientes.
- Pós-venda: Como seu negócio fornece suporte após a compra.
4. Relacionamento com Clientes
Pergunte-se: Que tipo de relação cada um dos nossos segmentos de clientes espera que estabeleçamos com eles? Quais já firmamos? Qual o custo de cada um? Como se integram ao restante do nosso Modelo de Negócios?
A relação com os clientes precisa ser definida de acordo com as motivações da empresa em relação à sua conquista, retenção e ampliação das vendas. Por exemplo, o relacionamento pode ser automatizado (chatbots, mensagens automáticas) ou pode ser baseado na interação humana (representantes, call-centers).
5. Fontes de Receita
Pergunte-se: Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar? Pelo que eles pagam hoje em dia? Como pagar? Como prefeririam pagar? O quanto cada Fonte de Receita contribui para o total da receita?
Assim, os meios de ganhos do seu negócio representam o dinheiro gerado a partir de cada segmento de clientes. Agora, para calcular a receita, os custos devem ser subtraídos da renda para gerar o lucro.
Então, as fontes de receita no Business Model Canvas, podem incluir:
- a venda de recursos (produtos físicos);
- taxas de uso (quanto mais o serviço é usado, maior o lucro);
- taxas de assinatura (para uso contínuo);
- empréstimos;
- aluguéis;
- e licenciamentos.
6. Recursos Principais
Pergunte-se: que recursos principais nossa proposta de valor requer? Nossos canais de distribuição? Relacionamento com os clientes? Fontes de receita?
Portanto, essas são as formas que o negócio necessita para criar sua proposta de valor. Ou seja, podem ser recursos físicos, como fábricas, máquinas e veículos. Mas também, podem ser:
- intelectuais, tais como conhecimentos específicos e patentes;
- humanos, como equipes conceituadas e eficientes;
- ou financeiros, como dinheiro e ações.
7. Atividades-Chave
Pergunte-se: que atividades-chave nossa proposta de valor requer? Nossos canais de distribuição? Relacionamento com clientes? Fonte de receita?
Definitivamente, as atividades-chave são as meios que não podem deixar de acontecer para seu negócio funcionar bem. Elas são as ações mais importantes à serem executadas, contudo, dependendo do tipo de modelo de negócios, podem ser categorizadas como:
- produção (desenvolvimento de produto/serviço, fabricação, entrega);
- resolução de problemas;
- e plataformas/redes (necessárias para o funcionamento do negócio).
8. Parcerias Principais
Pergunte-se: quem são nossos principais parceiros? Quem são nossos fornecedores principais? Que recursos principais estamos adquirindo dos parceiros? Que atividades-chave os parceiros executam?
São os fornecedores, bem como, os parceiros que permitem que o negócio desenvolva de forma otimizada e mais econômica. Com essas alianças, fica mais fácil conseguir recursos, além de, reduzir a competitividade.
9. Estrutura de Custo
Pergunte-se: quais são os custos mais importantes em nosso Modelo de Negócios? Que recursos principais são mais caros? Quais atividades-chave são mais caras?
Essa estrutura pode envolver custos fixos e variáveis. Algumas organizações focam em modelos de negócios direcionados pelo custo, portanto, tendem a minimizá-lo em suas atividades ao máximo. Dessa forma, utilizam propostas de valor baixo.
Similarmente, outras se direcionam a criação de valor nos produtos/serviços, o que torna suas atividades mais complexas. Consequentemente, o preço dos produtos/serviços finais é mais elevado.
Antes de entender como montar um plano de negócio com Canvas passo a passo, confira este exemplo de Canvas:
Como Implantar o Business Model Canvas?
Pois bem, agora que você já conhece toda a estrutura do Modelo Canvas, é simples. Disponibilizamos aqui um modelo que pode ser usado direto no Google Drive ou, se preferir, baixado. Clique aqui ou na imagem abaixo.
Portanto, você pode também usar o nosso modelo de Business Model Canvas na versão do aplicativo Trello (online) clicando aqui ou diretamente na imagem abaixo.
Além disso, disponibilizamos aqui para você o nosso Mapa Mental, que te ajudará ainda mais nesta tarefa. Para ter acesso é só clicar aqui ou na imagem abaixo.
Este mapa mental está detalhadamente explicado. Ocasionalmente, para entendê-lo bem a sugestão é estudar quantas vezes forem necessárias, seguindo as ordens de numeração.
Pronto! Agora, com todas essas explicações e modelos você será capaz de criar um molde de negócios lucrativo, seja na advocacia ou em qualquer outra área.
Os Conhecimentos que Criam Vantagens Injustas em seu Favor no Mercado Jurídico
O Direito é tipicamente atrasado, ainda mais, quando se fala em adequação com o mundo da vida, tecnologia e inovação. Porém, você pode se favorecer dessa situação, tendo um amplo aumento de poder competitivo ao implementar em suas práticas a Transformação Digital Jurídica.
Assim sendo, por vezes, é melhor ser protagonista das mudanças do que depois “correr atrás do prejuízo”. O mundo já é e será cada vez mais digital.
Inclusive, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os zettabytes de dados produzidos anualmente (hoje em dia são cerca de 40ZB por ano) para te auxiliar em suas tomadas de decisão. Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados. Assim ampliará sua vantagem injusta no Direito.
Outra questão importante, é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em suma, várias empresas estarão desprotegidas em um cenário de incerteza que irá só se agravar. Isso significa que você só tem uma opção: se preparar para agir de acordo com a LGPD o mais rápido possível, além de ser um guia nessa nova cultura da proteção dos dados.
Igualmente, um Advogado ou Advogada especializado na LGPD hoje sairá na frente, pois várias empresas estão precisando, neste momento de profissionais qualificados para implementar as mudanças necessárias da lei e assim, evitar diversas sansões (como as da própria lei, as relacionadas à responsabilidade civil e, também muito importante, relacionadas à reputação da organização perante clientes, colaboradores e parceiros). Mas, não se esqueça do mais importante, quando falamos de proteção de dados. A minha frase para você é:
“O papel de um(a) Advogado(a) Inteligente não é limitar o uso dos dados. É viabilizá-lo”.
LGPD
Por isso, o caminho mais simples, ágil e seguro para efetivamente trabalhar com projetos de implementação da LGPD + Segurança da Informação é o treinamento LGPD 5.0: As melhores ferramentas práticas de implementação. Por aqui elevo ainda mais a sua Vantagem Injusta no mundo digital, pois transfiro importantes conhecimentos do meu escritório para você, materializados em ferramentas práticas de gestão e Implantação da LGPD + Segurança da Informação. Abordo todos os aspectos jurídicos, além de recomendar as melhores abordagens processuais e tecnológicas para você desenvolver um excepcional trabalho.
Como resultado, para rentabilizar todo esse trabalho é importante ter sólidos conhecimentos em negociação e vendas consultivas, ou seja, para aumentar suas habilidades nesse campo, o melhor caminho é ser um(a) Advogado(a) Especialista em Fechar Negócios. Aqui você aprende definitivamente a sair do ciclo de demandas incrementais (aquelas que até pagam suas contas, mas apenas isso) para entrar no ciclo de Demandas Exponenciais, que é quando o seu escritório realmente cresce e você fica com a agenda cheia dos melhores clientes: aqueles que te dão mais dinheiro e menos dor de cabeça.
Por fim, não é possível deixar de mencionar a importância das startups em todo esse processo de transformação digital, afinal, elas são o motor dessa transformação e do que chamamos de Nova Economia. Inclusive, o mercado para atuar como um Advogado de Startups é o que mais cresce nos últimos anos, sendo uma ótima oportunidade para os profissionais do direito que buscam sair da ingrata “corrida dos ratos” dos ramos tradicionais.
Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).