Ao se inscrever no Método LGPD 5.0: As Melhores Ferramentas Práticas de Implementação você terá acesso a ferramentas práticas (e às explicações de como utilizá-las), seguindo um passo a passo de implementação.
Gestão de Implantação da LGPD
A ferramenta Gestão de Implantação da LGPD aborda todos os aspectos legais e recomenda as melhores abordagens processuais e tecnológicas. Um passo fundamental para a implantação é realizar um inventário de dados. Junto com a Gestão da Implantação acompanha um modelo de inventário de dados simples, porém no módulo seguinte apresentamos o Relatório de Impacto de Processamento de Dados (RIPD) que serve para gerenciar de forma mais completa o fluxo de dados dentro da organização.
Relatório de Impacto de Processamento de Dados (RIPD)
O Relatório de impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPD), também conhecido como DPIA – Data Protection Impact Assessment, é definido como a documentação do controlador que contém a descrição dos processos de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais. Ele também apresenta as medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de riscos, conforme o artigo 5º, inciso XVII da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018).
Gestão de Implantação da ISO 27001
Acesso a uma ferramenta de Sistema de Gestão de Implantação da ISO 27001, para implantar, gerenciar e auditar as normas da ISO 27001.
A certificação ISO 27001 é uma norma de vigência internacional, cujo objetivo é determinar as diretrizes necessárias para uma gestão de segurança da informação nas organizações, sejam elas especializadas nesse tipo de serviço, sejam aquelas que tenham um setor interno dedicado à proteção dos dados. Sua última versão foi publicada em 2013.
Seu objetivo principal é proteger a integridade dos dados, bem como a confidencialidade e a disponibilidade deles dentro do ambiente organizacional. Isso é feito por meio de uma análise de potenciais problemas (avaliações de risco) e ações que possam prevenir ou minimizar esses problemas (mitigação e tratamento de risco).
Avaliação e Gestão de riscos da Segurança da Informação
A Gestão de Riscos de Segurança da Informação é uma Dimensão do Processo Corporativo de Segurança da Informação e tem por objetivo minimizar a ocorrência de ameaças que podem interferir (negativamente) no recurso de informação utilizado pela organização para atingir os seus objetivos corporativos.Esta ferramenta te auxilia nesta importante tarefa.