Embora seja novidade no Brasil, o cenário de juros baixos já se mantém faz alguns anos no mercado internacional. Com isso, cresceu o apetite dos investidores pelo financiamento produtivo, ou seja, muitas empresas de tecnologia têm chamado atenção pelo bom retorno que exibem.
Conforme artigo do especialista em Venture Capital Daniel Li, do Madrona Venture Group, um nicho entre as startups têm gerado entusiasmo ainda maior, as chamadas Saas (software as a service).
Perfis de Negócios Atraentes
Se você ainda não está familiarizado com essa sigla (SaaS), ela se refere a empresas, cuja solução ofertada está na forma de apps ou softwares com bases em nuvem.
Exemplos bastante vistos são, firmas em que o cliente paga para ter acesso ao serviço que fica na nuvem e pode utilizar de qualquer lugar, vejamos:
- Netflix;
- RD Station;
- ContaAzul;
- Dropbox.
Em vários modelos, a cobrança é proporcional ao consumo, isto é, conforme planos customizados para cada necessidade.
Nesse contexto, existem desafios específicos como boa usabilidade, atualizações frequentes, segurança dos dados e disponibilidade, mas também há particularidades muito convenientes.
Prós da Forma Saas
A recorrência, por exemplo, é predominante no modelo Saas. Dessa forma os usuários aderem ao serviço pela forma de assinatura, constituindo receita costumaz.
Por causa disso, métricas como MRR (Receita Recorrente Mensal) e ARR (Receita Recorrente Anual) fazem mais sentido para esse modelo de negócio. Como também rastrear as taxas de CHURN (abandono) e retenção.
Esse diferencial faz brilharem os olhos dos investidores no chamado Venture Capital, que envolve maior exposição a risco, opondo a ativos como Renda Fixa.
Afinal, já dizia o renomado especialista de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa até 5 vezes mais do que reter um atual”. Aliado a isso, existe o fator previsível, muito bem vindo em qualquer estratégia de avanço.
Outras vantagens do modelo SaaS:
- não é necessário instalar;
- usuário paga pelo que usar;
- acessível por qualquer computador;
- personalização;
- integração com outros softwares;
- escalabilidade.
Comparativo de Renda
Daniel Li, fez um paralelo entre o valuation das startups que fizeram IPO (oferta de ações na Bolsa) e o ARR que elas cederam. Desta forma, pelo gráfico é visível que a razão entre os valores se apresenta mais vantajosa no modelo SaaS, ou seja, na análise do especialista em Venture Capital, as companhias, deste seguimento, precisam de menos do que US$1 para gerar US$1 de ARR.
Outras causas precisam ser vistas, como as taxas de ganho de cada negócio, mas, de forma geral, o molde de recorrência é um forte diferencial competitivo, já que contribui para a retenção e aumento do lucro ano após ano.
“Para obter os mesmos retornos com uma empresa não SaaS, os investidores precisam (1) ver um crescimento significativamente mais rápido com o mesmo investimento e / ou (2) investir em múltiplos de avaliação que levam em consideração margens mais baixas e qualidade da receita.”, elabora Li.
As SaaS
Essa tendência leva a crer que em termos de capital, as startups SaaS são, em média, mais eficientes e rentáveis. Isso ajuda a explicar seu maior apelo junto aos ativos. Lembrando que ao tratar de Venture Capital (VC), os riscos são um fator sempre presentes.
Existem negócios que aparentam serem promissores e acabam enfrentando crises em sua jornada de progresso. Assim, um exemplo brasileiro é a startup Grow (fusão da Grin com a Yellow), que luta contra uma crise, onde possivelmente envolve conflitos na alta gestão, custos operacionais e problemas críticos que parecem irresolúvel.
Receitas de Qualidade
Em suma, Daniel enfatiza que ARR é diferente de receita, já que nesta última não está implícita a recorrência. Em sua visão, no comparativo, as startups Saas entregam maior “receita de qualidade”.
Uma ponderação importante é que, muitas das empresas que não são SaaS podem crescer mais rapidamente do que as empresas SaaS e têm como alvo mercados muito maiores (por exemplo, transporte VS visualização de dados). Atentando-se a esse conjunto de indícios, Li encerra:
“Logo, o que isso tudo significa? Os VCs procuram obter o melhor retorno pelo seu dinheiro, ou seja, Se eles investem em startups de SaaS, existe a oportunidade de atingir um retorno maior em ARR…
Assim, esperamos ver avaliações mais racionais para startups não SaaS nos próximos anos”.
E o Mundo Jurídico?
Então, os juristas precisam se atualizar para com as mudanças de mercado geradas pela transformação digital (novas: cultura, ferramentas e modelos de negócios).
Por exemplo, o que era relevante para os negócios empresarias tradicionais eram os bens tangíveis, como:
- o imóvel;
- o veículo;
- e o maquinário.
Logo, por outro lado, para as firmas de tecnologia e startups o importante é o patrimônio intangível, como:
- as bases de dados;
- as marcas;
- e os software.
Assim, um Advogado de Startups é capaz de aproveitar ao máximo a nova lógica empresarial do mundo digital.
Fonte: Distrito.
Seja um Advogado(a) de Startups
Aproveitando o atraso do Direito, buscamos algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.
Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.
Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.
Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.
Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.
Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.
Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.
Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).