Primeiramente, entender como os usuários veem sua empresa nunca foi tão essencial: em tempos de pandemia, perder um cliente para a concorrência pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Duas startups no ramo da satisfação dos consumidores também usaram o momento para concretizar uma negociação de meses.
As startups Gorila e Reviewr anunciaram uma fusão que criou a Harmo Feedback Intelligence, ou seja, a plataforma de gestão da experiência do consumidor em negócios de médio e grande porte nasce com uma carteira de 60 clientes.
Fusão entre Gorila e Reviewr no Meio da Pandemia
A gaúcha Gorila realiza pesquisas de satisfação dos consumidores, vendo as métricas como o Net Promoter Score (NPS). Assim, Lucas Hansel, CEO da Gorila, explica que a startup começou como um projeto dentro de uma software house em 2018.
A Gorila passou por uma incubação no Criatec. Monitora a satisfação de 1 mi de consumidores, de empresas como o Peixe Urbano. O site de cupons implementou o NPS do zero, identificaram detratores, resolveram seus problemas e viram uma taxa de recompra três vezes maior. A startup faturava R$ 150 mil anualmente e tinha três pessoas antes da fusão.
Já a catarinense Reviewr gere a reputação online das empresas. O CEO Santiago Edo explica que a gestão se faz principalmente pela análise de avaliações públicas em sites como Booking, Facebook, Google Meu Negócio e TripAdvisor.
Criada em 2017, a Review passou por uma incubação no MIDITEC e por acelerações da Darwin Startups e do StartupSC. O empreendimento atende empresas como Ambev, Bob’s, Grupo Pão de Açúcar e Movisa.
Resultados
Entre os resultados conquistados pela Reviewr estão maiores buscas e aumento no faturamento das empresas atendidas. Portanto, a startup faturava R$ 1mi anualmente e tinha oito funcionários antes da fusão.
As negociações começaram em setembro de 2019. Segundo os empreendedores, o foco de ambas no recolhimento da opinião do consumidor e sua transformação em inteligência foi determinante para a união.
“Teríamos uma oferta melhor e mais força no mercado se nos juntássemos. Pegamos a mesma verba das empresas e temos equipes e propostas complementares”, diz Edo.
As duas startups dividirem o mesmo escritório em outubro de 2019 e janeiro de 2020. A chegada da pandemia acelerou a decisão de integração, com empresas afetadas buscando reconquistar consumidores e compras.
“O Covid-19 acelerou a transformação digital e a análise do consumidor online se tornou mais procurada”, afirma Hansel.
Em suma, as duas empresas já tinham captado mais de R$ 1,3 milhão em investimentos. A operação de fusão gerou uma nova injeção do fundo Hi Partners, de valor não divulgado.
Harmo: Planos para 2020
A Harmo começou neste mês, com um portfólio de 60 empresas atendidas. A plataforma nova reúne os clientes das Gorila e da Reviewr, em geral grandes empreendimentos no setor de varejo.
A Harmo agora, hospeda essas soluções de pesquisa e reputação em módulos separados, ainda que tenham o mesmo login e mesmo visual, além disso, ela ainda está criando um sistema de integração das soluções e ofertas em planos mensais.
A nova startup já fechou seu primeiro contrato como Harmo. Opera hoje de forma remota, mas terá suas sedes em Florianópolis (desenvolvimento e operações) e São Paulo (comercial e marketing).
Então, o plano é atingir um novo equilíbrio entre receitas e despesas em três meses. Pois, o lucro projetado é de R$ 1mi para 2020, mantendo o valor visto em 2019.
“De abril para maio tivemos 50% do nosso faturamento suspenso. Atingir o mesmo número que tivemos no ano passado já seria interessante”, diz Edo.
Desta forma, 2021 será voltado para a retomada do crescimento: o plano é chegar a R$ 2mi de faturamento e 200 clientes na carteira da recém-criada Harmo. Isto é, com ou sem pandemia, os consumidores precisam ser ouvidos pelas empresas.
Afinal, o mercado de startups precisa de profissionais jurídicos qualificados para suas especificidades. Enfim, Você quer trabalhar com empresas inovadoras, como a Gorila e a Reviewr, sendo um Advogado de Startups?
Fonte: revistapegn
Seja um Advogado de Startups
Aproveitando o atraso do Direito, busca-se algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.
Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.
Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.
Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.
Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.
Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.
Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.
Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).