Para enfrentar a crise causada pela pandemia de covid-19, empresários procuram maneiras de resistir, adequando seus produtos ou serviços ao cenário atual, tal como, faz o centro de serviços.
A inovação e o uso de novas tecnologias tem ajudado muito, mas a ausência de capital de giro tem sido um dos maiores problemas. Desta forma, a redução de custos seja a prioridade.
Ao passo que, para advogados de ramos tradicionais, as soluções seriam:
- ser um Advogado de Startups;
- implementar a transformação digital jurídica.
Então, aqui apresentamos a solução, para estes escritórios em dificuldade: o Centro de Serviços Compartilhado (CSC), também chamado de Shared Service Center.
Todavia, essa é uma estratégia usada para unificar práticas e vem sendo uma dos meios encontrados no meio empresarial para:
- aumentar a produtividade;
- e diminuir os investimentos.
Economia
Portanto, a implementação de CSC, segundo o levantamento feito pela PWC, pode gerar uma economia ao caixa de mais 30%.
A pesquisa ressaltou, também, que as empresas estão em busca de estratégias, dispostas a deixar para trás o modelo unitário. Este, por sua vez, que é onde cada departamento cuida apenas de um único tipo de produto ou serviço.
Neste contexto, é interessante dizer para que os escritórios de advocacia e afins, implementem essa inovação em suas práticas. Já que eleva o grau de praticidade.
União
Com o CSC é possível fundir espaços de diferentes escritórios.
Para tanto, essa ação, além de, oferecer um serviço padronizado, nos dá mais clareza sobre funções duplicadas ou excesso de recursos despendidos em determinada área, por exemplo.
Na advocacia, muitos encontram dificuldades, principalmente pela migração dos clientes do presencial para o online, não só em decorrência da pandemia, mas sim pelo fenômeno típico de transformação digital.
Uma estratégia do programa para enfrentar esses problemas, pode ser a unificação das áreas de suporte, como:
- a de contabilidade;
- a do marketing,
- do T.I;
- e o atendimento.
Desta forma, os donos, também, se unem, integram seus processos e enxugam gastos como a mão de obra e estrutura física.
Todavia, citamos as clínicas médicas que são um ótimo exemplo do porque se pode unir diversas especialidades, sem necessariamente haver concorrência entre elas. De modo que, a estratégia pode ser implementada no mercado jurídico.
A Revista Fortune citou que: 90% das grandes empresas globais possuem a estratégia de CSC implementada.
Pequenas
Para companhias menores, sua adesão também é muito eficiente, e pode ajudar:
- a unificar processos;
- a padronizar o atendimento;
- a aumentar a produtividade;
- e a enxugar os custos.
Deste modo, por que não levar essa inovação para a prática jurídica?
Assim, com a nova atividade se espera a redução do quadro de funcionários, muito melhor do que a hipótese de fechar as portas e “perder” todo o investimento.
Portanto, este é o momento de intensificar a inovação no Direito, com estratégias como o CSC e a transformação digital jurídica.
Benefícios do CSC
O CSC existe desde os anos 90. Mas não aparecia no mercado com frequência, o método tem se mostrado eficiente em resposta à crise, atuando diretamente na redução de custos.
Até então, era mais utilizado em firmas de grande porte. Porém, com a popularização de softwares de gestão, sua aplicação ficou mais acessível a negócios de todos os tamanhos.
1ª Vantagem
Assim, por mais que o CSC seja utilizado em outros processos, o destaque vai para o fato de ele ser totalmente personalizável. O que ajuda a implementá-lo da maneira mais adequada para cada tipo de serviço.
2ª Vantagem
Desta forma, uma outra grande vantagem é que, uma vez em operação, a gestão tem mais tempo para se dedicar ao core business (atividades principais), pois os serviços de suporte acabam fluindo com mais facilidade.
O maior desafio é obter sucesso na integração de departamentos que lidam com produtos/serviços diferentes, por exemplo. A ferramenta ajuda na automação dos processos, mas o fator humano também é parte essencial para seu sucesso.
3ª Vantagem
Sendo assim, os usuários têm fácil acesso aos serviços prestados internamente por todos os espaços, ajudando na redução de conflitos, entre unidades operacionais e funcionais.
Como Implementar o CSC
De antemão, p processo de execução se inicia com um estudo prévio de todos as áreas e suas respectivas funções. Este passo é importante, pois ajudará a mapear as reais necessidades do escritório, afim de elaborar a melhor estratégia.
Além de, aumentar a comunicação entre os departamentos que mais possuem convergência, por exemplo, como o marketing e o comercial.
Layout
Implementar, também influencia no layout do espaço físico (se ainda existir). Pois, os escritórios passam a operar “sem divisórias” e as estações de trabalho ficam mais próximas umas das outras.
Essa disposição, é uma estratégia prática de trocar informações de um setor para o outro e unir os colaboradores em busca de soluções para os problemas, mais bem pensadas.
Resultados
Por meio da aplicação do CSC, você consegue também reforçar a comunicação do escritório e se posicionar melhor no mercado, através dos conceitos de:
Lembrando que como resultado, a empresa terá:
- processos eficientes;
- entregas mais qualificadas;
- clientes mais satisfeitos.
Mister salientar, que o serviço de CSC terá efeitos mais sólidos em até um ano, após sua total integração. Porém, já se mostrará eficiente a curto prazo, pois os escritórios conseguem operar com menor custo, impedindo a paralisação de suas atividades.
Eis, uma maneira de driblar o atual cenário econômico que, infelizmente, pode se agravar nos próximos meses.
Este é o momento de olhar para o novo, tal como faz ensina o curso de Advogado de Startups e também intensificar a inovação no Direito, seja, com estratégias do CSC ou com a transformação digital jurídica.
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