Reinvenção: ‘Levamos 12 anos para construir o Airbnb e Perdemos quase tudo em semanas’

Reinvenção: ‘Levamos 12 anos para construir o Airbnb e Perdemos quase tudo em semanas’

A empresa Airbnb, que é uma das mais inovadores do mundo, esteve perto de perder tudo. Em outras palavras, a Reinvenção Digital é necessária até para negócios inovadores…imagine para o tradicional meio jurídico?

A transformação digital constante é estratégia tanto de crescimento, quanto de sobrevivência.

Assim, o golpe devastador da pandemia na indústria turística colocou a startup, considerada uma das empresas de tecnologia mais valiosas dos Estados Unidos, diante do maior desafio da sua história.

“Demoramos 12 anos para construir o negócio do Airbnb e perdemos quase tudo em questão de quatro a seis semanas”, revelou o diretor e fundador da empresa, Brian Chesky, esta semana.

Neste contexto, em uma entrevista para a rede americana CNBC, Chesky detalhou os problemas do Airbnb e compartilhou seus prognósticos sobre o futuro da indústria, que será “muito diferente” do que a que conhecemos.

Viagens Paralisadas

A crise da covid-19 afetou duramente o Airbnb no começo de março, quando o turismo ficou paralisado em meio às quarentenas ao redor do mundo.

Foi aqui que, “como não era de se estranhar”, o Airbnb perdeu quase tudo em poucas semanas, explicou Chesky.

O coronavírus fez com que a start-up tivesse que reduzir drasticamente seus custos, o que levou à demissão de 1,9 mil pessoas, ou seja, 25% de seus empregados e eliminação de gastos com marketing, entre outros.

“Foi uma experiência horrível”, disse.

“Não sabemos quanto tempo essa tormenta vai nos atingir, por isso, então esperamos o melhor, mas nos preparamos para o pior.”

Todavia, o corte de pessoal — que a imprensa americana classificou como um dos maiores feitos no Vale do Silício (apelido dado à região perto de San Francisco onde ficam várias das miores empresas de tecnologia do mundo) durante a covid-19 — permitirá que a empresa possa aguentar uma nova fase da crise, diz o executivo.

“Se tivermos outra quarentena ou várias quarentenas, se as comunidades continuarem obrigadas a fechar e o turismo parar, estaremos bem com as mudanças que fizemos.”

Então, este ano o Airbnb estima que terá menos da metade das receitas de 2019, segundo mensagem enviada pelo executivo a seus empregados, na época do anúncio dos cortes.

O futuro do turismo


Ainda que a empresa não tenha se recuperado, nos últimos meses, ela tem “produzido algo significativo”, segundo o diretor.

No final de maio e começo de junho, o Airbnb registrou o mesmo volume de reservas que o ano anterior nos Estados Unidos, mesmo sem nenhum tipo de investimento em publicidade.

Isso, na opinião de Chesky, reflete o fato de que as pessoas querem se relacionar com os demais — que querem sair de casa.

“Acho que o turismo vai voltar, mas tomará mais tempo do que pensávamos e será diferente.”

O diretor executivo do Airbnb tem certeza: o turismo tal como o conhecíamos é coisa do passado.

“Ninguém sabe como será, mas acho que veremos uma redistribuição dos lugares para onde se viaja.”

Nesse novo panorama e com dados disponíveis do Airbnb, Chesky prevê que, diante das incertezas provocadas pelo vírus, o enfoque será sobre o turismo interno, com viagens a comunidades locais.

No momento, há alguns dados que trazem esperança para a empresa. O Airbnb não perdeu nenhum imóvel na sua plataforma.

“Temos mais casas hoje do que quando começou a covid-19”, diz o co-fundador.

A Airbnb queria abrir em bolsa neste ano, uma medida que ainda não está descartada, mas que já não é mais um compromisso da diretoria.

O co-fundador diz que é um momento para ser mais moderado e não ver as coisas de forma tão extrema.

“Espero que esses últimos quatro meses tenham sido uma lição.” 

A transformação digital jurídica é uma necessidade real

A grande lição do Airbnb é que todos precisam ter uma estratégia de Reinvenção Digital. Acima de tudo, no meio jurídico, a necessidade é de uma Transformação Digital Jurídica, com pequenos e constantes ciclos de reinvenção.

Logo Telegram – Logos PNG

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Instagram Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Linkedin - ícones de mídia social grátis

Faça conexão no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Estamos Online!