Publicamos este texto no dia 11 de Agosto, dia dos Advogados, porque este é um grande presente nosso para a classe, onde vale muito mesmo se estiver lendo este texto outro dia, pois, o que disponibilizamos aqui é “ouro”.
A Era do processo manual de dados acabou e junto com ele aquela romântica advocacia tradicional. Portanto, se seu escritório não usa ferramentas para compilar dados, gerir tarefas e pessoas, automatizar processos internos e para se comunicar com velocidade e facilidade, você está atrás de seus competidores e sem atenção à Transformação Digital Jurídica.
Então, se quiser saber mais sobre Transformação Digital Jurídica segue uma vídeo aula do Marcílio G. Drummond.
Pensando nesse contexto de transformação, para ajudar o máximo possível de advogados (as), compilamos diversas ferramentas de Marketing, Gestão e Vendas, ou seja, meios que criam grandes diferenciais no seu escritório.
Assim sendo, essas sugestões podem ser valiosas para sua estratégia digital, acompanhemos!
Então, pronto para dicas de primeira qualidade?
Ferramentas de Marketing
1. Zapier
Antes de tudo, o Zapier é uma meio de integração de atividades entre diferentes ferramentas de sendo de:
- marketing;
- comunicação; e
- gestão.
A base permite configurar integrações entre, por exemplo, uma ferramenta de pop-ups e sua ferramenta de automação de marketing. Isto é, ele passa os leads (interessados em seus serviços) gerados de uma para a outra de maneira automática.
Poupe seu tempo e, ainda assim, garanta que o proveito de cada lead gerado com muito suor!
2. Adespresso
Dando sequência, está é uma ótima ferramenta para quem faz anúncios no Facebook, ou seja, permite realizar testes A/B e criar estratégias de mídia paga com foco em várias segmentações.
Deste modo, otimize seus anúncios e acompanhe os resultados das suas campanhas com facilidade. Assim, esta ferramenta é adequada para quem quer levar sua estratégia de Facebook Ads para o próximo nível!
3. VWO Engage
Esta forma de marketing faz a entrega de conteúdo através de notificações push para o usuário. Assim, ele recebe notificações de conteúdo direto no desktop ou no celular, sem ter que acessar sites ou apps.
Esta dinâmica faz com que você consiga impactar um grande número de usuários e ganhe cliques valiosos que podem gerar tráfego, conversões, bem como, altas chances de vendas.
4. SEO Smart Links
Este plugin para WordPress pode ser um grande facilitador na sua estratégia de SEO (posição na busca do Google).
Todavia, a ferramenta permite:
- inserir links para outros conteúdos, com base em palavras;
- frases dos seus posts;
- além de oferecer funções para criação de links externos.
Ainda assim, o SEO Smart Links é uma grande ferramenta para efetuar link building e melhorar a conexão interna entre suas páginas, isto é, se você está buscando o primeiro lugar no Google, vale a pena testar!
5. Hellobar
A Hello Bar é uma das melhores alternativas para aumentar sua base de e-mails. Recurso muito criticado por ser invasivo, mas que tem resultados incontestáveis.
Lembre-se: você deve sempre tentar capturar o maior número possível de contatos. Então, a grande dica é construir ofertas relevantes e com contextos, fazendo com o que o usuário sempre leia e acesse seu conteúdo.
6. SEMRush
Em seguida, eis um dos meios mais completos para criar e acompanhar uma estratégia de SEO, o SEMRush. Então, este molde permite mapear palavras-chave, e traçar estratégias de conteúdo em cima dos dados reais de intenção de busca dos usuários do Google.
Então, com ele você tem uma fonte confiável de número de buscas para cada palavra-chave, além de poder acompanhar de perto o desempenho das suas campanhas.
Além disso, já é possível usar esta ferramenta para:
- construir estratégias de mídia paga;
- mapear os anúncios de seus concorrentes;
- identificar possibilidades, bem como, lacunas que poderá ajudar seu escritório a aparecer para a pessoa certa na hora certa.
7. RD Station
Eis, um recurso, de automação de Marketing mais usada por empresas no Brasil, a RD Station permite:
- controlar sua base de contatos;
- criar landing pages (páginas de captura);
- campanhas de email marketing;
- fluxos de automação de marketing; e
- acompanhar suas principais métricas.
Todavia, com estas e outras funcionalidades, a RD fornece, uma base para o desenvolvimento de uma estratégia completa de Inbound Marketing e é um passo importante caso seu escritório queira ter controle sobre suas ações no mercado.
8. Yoast SEO
Logo depois, vejamos o Plugin de WordPress, o Yoast, este recuso é fundamental para deixar seu blog com uma cara mais “amigável” para o Google.
Igualmente, esta ferramenta ajuda a identificar pontos de correção e de melhora em suas páginas. Tais como:
- a quantidade de palavras chave;
- os slugs;
- as meta-descrições; e
- os alt texts.
Entre vários outros são pouco visíveis para nós, mas cruciais para o Google!
Se você quer aparecer na 1ª page da Serp, ou buscar aquele primeiro lugar suado (e quem não quer), o Yoast pode te ajudar.
9. MailChimp
Assim, surgiu como uma forma de construir listas de e-mails, configurar e acompanhar disparos em massa, esta ferramenta.
Hoje o MailChimp já consegue ir além do e-mail marketing, oferece funcionalidades que, de certa forma, aproxima-o de uma meio de automação.
Com a possibilidade de criar Landing Pages, a ferramenta já consegue capturar e armazenar contatos através do seu próprio sistema.
Isto, alinhado às funcionalidades de email marketing, faz do MailChimp uma ótima opção para escritórios que estão estruturando sua estratégia de Marketing. E o melhor: é gratuita!
10. Google Analytics
Ferramenta gratuita oferecida pelo Google, o Analytics é indispensável para qualquer escritório que se importa com a efetividade do seu site ou blog.
Com uma ampla gama de funcionalidades, esta ferramenta permite: acompanhar suas principais métricas;
- fontes de tráfego;
- comportamento dos usuários;
- conversões; e
- ainda gerar relatórios com seus principais KPI’s.
Apesar de não ser tão simples de dominar, o Analytics é primordial para qualquer estratégia de Marketing digital.
11. Typeform
O Typeform é uma base de criação de formulários e oferece várias funções que podem ajudar você a conhecer melhor seu público enquanto gera contatos.
Com a alternativa de adicionar o Typeform ao Analytics e integrá-lo com sua ferramenta de automação por meio do Zapier, você vai conseguir acompanhar:
- todas as métricas do seu formulário;
- e dos leads gerados por ele.
12. Google Trends
Mais um meio para a conta do Google, o Trends é uma ótima maneira de:
- acompanhar;
- pesquisar; e
- comparar assuntos através da quantidade de pesquisas que ele recebe.
Apesar de não ter um nível altíssimo de detalhamento, é uma ferramenta valiosa para identificar lacunas e chances para pautas e ações. Além de ser gratuita, é muito intuitiva e fácil de usar.
13. Google Tag Manager
O Gerenciador de Tags do Google te permite criar e gerenciar tags em seu site, sem precisar acessar o código fonte, através de uma interface intuitiva e simples.
Então, esta ferramenta funciona muito bem para dispositivos móveis, e trabalha junto com outras ferramentas de tag. Gratuita e confiável, é muito indicada para criadores na área do Marketing.
14. Figma
Ferramenta de design de interfaces que permite mais de um designer trabalhar de forma simultânea. Pois, em um teste, 40 designers chegaram a trabalhar juntos na plataforma sem perda de desempenho.
Com recursos de divisão de projetos, o Figma já se consolida como uma plataforma que lida com o design por uma nova perspectiva, portanto, é uma boa dica para quem precisa gerir projetos complexos.
15. Invision
Com foco em prototipagem, mas com opções que cobrem todo o processo do design, a Invision ajuda desde organizações pequenas até gigantes como a NetFlix e Uber.
Permitindo times de design interagirem sobre um projeto dentro de sua plataforma, esta ferramenta ajuda a validar, bem como, colocar ideias em prática de maneira prática e rápida. Agrupe seus projetos e troque sugestões, sobretudo, seus feedbacks para desenvolver projetos de maneira mais assertiva.
16. Hotjar
Posto isso, aqui vai uma ferramenta completa de mapas de calor, permite analisar a forma com que os usuários interajam com seu site. Ainda assim, entenda aonde os visitantes estão clicando, passando o mouse e até onde estão rolando na sua página.
Tome decisões mais assertivas em relação ao design da sua página com dados precisos de como ela está performando, logo, melhore o desempenho do seu site!
17. Rock Convert
Plugin para WordPress, esta ferramenta permite controlar a postagem de banners e CTA’s (chamadas para ação) em seu blog. Permitindo executar todo o processo por meio do próprio WordPress, ou seja, você não precisa conhecer códigos para publicar e acompanhar os resultados de um CTA.
Em suma, organize seus banners por categoria e publique em vários posts de uma só vez. Acompanhe o resultado de todos pelo seu painel do Google Analytics!
18. Intercom
Em seguida, através de segmentações avançadas o Intercom permite se comunicar com o cliente em qualquer etapa, seja para:
- vendas;
- marketing;
- ou suporte.
É possível fazer campanhas de e-mail ou chat personalizados. Além disso, existe uma sessão de artigos para que as dúvidas mais frequentes sejam solucionadas com conteúdos explicativos, diminuindo a carência de uma grande equipe de suporte.
19. Campaign URL Builder
Com essa ferramenta do Google é possível criar parâmetros para rastrear uma URL. Dessa forma, ao acessar o Analytics você conseguirá ver quais links estão levando tráfego para cada página de seu site.
Assim, é possível obter métricas específicas para cada ação de marketing:
- e-mail marketing;
- guestpost;
- anúncios;
- pop-up, etc.
Com os dados individuais é fácil mensurar cada ação com mais precisão, determinando quais estão dando mais resultado.
Ferramentas de Gestão
20. Basecamp
Ferramenta de gestão de projetos, o Basecamp oferece diversas funcionalidades que ajudam a organizar, em um lugar só:
- tarefas;
- arquivos;
- reuniões; e
- comunicação.
Isso tudo, aliado a uma interface amigável, mantém o Basecamp como destaque, mesmo em uma área onde um bom concorrente aparece a cada dia.
Contudo, o uso desta pode diminuir o tempo ocioso em um projeto, aumentando a produtividade e gerando resultados melhores.
21. Pipefy
Plataforma de gestão de produtividade, o Pipefy é uma ótima solução para gerar mais resultados em qualquer área do seu escritório.
Inspirado no modelo Kanban, o programa funciona com base em uma trilha de atividades, e tem funções que ajudam a identificar atrasos e lacunas na produção. O grande diferencial do Pipefy é a versatilidade, atendendo processos totalmente diferentes de forma satisfatória.
22. Airtable
Um misto de Excel com um banco de dados, o Airtable é um programa de gestão de dados que comporta organizações de todos os tamanhos e segmentos e é usado até para gestão de atividades individuais, como dietas, tarefas e mais.
Com funcionalidades de planilha mas com visual e usabilidade prático e moderno, esta ferramenta te permite transformar dados em:
- gráficos;
- galerias;
- formulários;
- quadros Kanban, entre outros.
23. G-suite
O grupo de apps do Google é uma excelente forma de alinhar e manter a organização mesmo em grandes organizações.
O G-Suite é composto de aplicativos de:
- comunicação e conexão (Gmail, Calendar e Hangouts);
- criação, (Docs, Planilhas, Apresentações e Formulários); e
- armazenamento (como o Drive).
Além disso, ele oferece outras formas de uso que permitem integrar e organizar uma Cia em um só lugar.
Dica: O Inbox do Google é uma ferramenta valiosa de gestão da sua caixa de entrada de email. Ele permite:
- agendar e-mails para serem tratados nos momentos certos;
- configurar lembretes de atividade; e
- muitas outras funções que podem tornar um dia lotado em uma tarefa fácil!
24. Evernote
Ferramenta de captura, organização e compartilhamento de notas, o Evernote funciona muito bem para não deixar que você esqueça nada.
Se você teve um insight, seja durante uma reunião, enquanto faz um lanche a noite ou no meio de uma tarefa enorme, esta ferramenta facilita para registrar e revisar suas notas.
O Evernote permite ainda criar notas personalizadas:
- com imagens;
- dados;
- tabelas;
- links; e
- gravações de áudios. Bem completo, não?
25. Trello
O Trello é mais uma ótima opção para gerenciar tarefas e ideias. A ferramenta, que funciona com base no modelo Kanban, apresenta várias funções que podem ajudá-lo a organizar tanto seus projetos individuais quanto profissionais.
A ferramenta permite:
- organizar ideias e insights;
- listar tarefas a fazer, em processo, feitas e dependendo de algo ou alguém para dar prosseguimento.
Organize sua rotina de trabalho, estudos ou tarefas com este app gratuito!
26. Convenia
Ferramenta que centraliza todas as rotinas do Departamento Pessoal, o Convenia é uma grande ferramenta de gestão de colaboradores.
Organize, automatize e administre todas as rotinas da admissão a demissão, integrados a sua contabilidade e aos seus operadores de benefícios.
Além disso, esta ferramenta permite gerenciar:
- benefícios;
- férias;
- ponto;
- além de gerar dados e relatórios sobre as informações de seus colaboradores.
Então, poupe tempo no gerenciamento de pessoas!
27. RunRun.it
Ferramenta de gestão de tarefas, projetos e fluxos de trabalho, o RunRun.it é muito eficiente em gerir o tempo de cada pessoa no time. Na Buscar ID, esta ferramenta é usada para entender quais trabalhos requerem quanto tempo de cada profissional.
Esta informação pode te ajudar tanto a gerir projetos em andamento quanto a estipular prazos e cronogramas para tarefas futuras, melhorando seus processos e alcançando resultados mais assertivos.
28. ID Control
Ótima ferramenta para centralizar dados captados por diferentes ferramentas, como o:
- Analytics;
- RD Station;
- Adwords;
- Search Console, entre outras.
Permite acompanhar resultados muito mais rapidamente e tomar decisões corretas e rápidas.
Ferramenta muito valiosa para analistas e gestores, pois te fornece uma grande variedade de dados em uma página só.
Vendas
29. Hubspot
Ferramenta de automação de marketing mais completa do mercado, a Hubspot pode ser uma poderosa maneira de impulsionar vendas, especialmente quando casada com uma boa estratégia de Marketing.
Esta ferramenta permite mapear os caminhos que os visitantes fazem no site até virarem leads e posteriormente oportunidades de vendas.
Com as funcionalidades de criar segmentações com base em informações e ações dos usuários, é possível priorizar leads que você sabe que estão mais perto da compra.
Na hora de fazer contato para vender, ter o máximo de informações sobre o lead ajuda a apresentar valor mais personalizado, e com a Hubspot você já captou estes dados nas conversões anteriores.
30. LinkedIn Navigator
Usando os dados de seus usuários, o Linkedin Navigator oferece toda a personalização e foco que você precisa para encontrar os contatos certos.
A segmentação é seu principal diferencial.
Com uma base enorme de usuários, é possível atingir aqueles que você sabe que têm o perfil do seu comprador ideal. Além disso, é possível ver quais conexões você tem em comum com cada contato, permitindo uma abordagem mais pessoal.
Ideal para uma estratégia de outbound, o Navigator pode te ajudar a atingir os clientes certos para seu escritório.
31. Power BI
Esta poderosa ferramenta de análise de negócios permite computar uma enorme quantidade de dados e gerar os mais diversos tipos de visualizações, como gráficos interativos, relatórios, apresentações, entre outros.
Tudo atualizado com os dados do seu negócio e disponíveis em diferentes dispositivos.
O Power BI está levando a análise de dados um nível acima, e pode ser um grande diferencial para qualquer negócio (o seu escritório!). Com suas funcionalidades, é possível extrair muito mais informação da mesma quantidade de dados.
32. Growbots
Ferramenta de prospecção ativa de alta performance, o Growbots ajuda a gerar e conectar com uma lista de clientes que se encaixam no seu perfil de contratação.
Ao selecionar seu público alvo, a ferramenta usa inteligência artificial para identificar pessoas que se encaixam no perfil procurado, dentre os mais de 200 milhões de contatos disponíveis.
O Growbots permite ainda encontrar os tomadores de decisão dentro de cada empresa e montar campanhas de e-mail, além de oferecer funcionalidades para agendar passos específicos, identificar respostas positivas e remarcar contatos com e-mails de pessoas de férias.
Poupe horas diárias de prospecção de clientes e escale seus resultados com esta ótima ferramenta!
33. Reev
Ferramenta muito completa para conseguir um engajamento maior com seus clientes, o Reev ajuda a mapear e controlar a frequência dos seus contatos com os leads.
Com funcionalidades de agendar fluxos de cadência, personalizar emails e acompanhar o desempenho individual de cada disparo, o Reev pode ajudar a gerar Sales Engagement, promovendo aproximação com cada contato de maneira mais personalizada e aumentando sua chance de fechar mais contratos.
34. Pipedrive
Esta ferramenta de CRM é destaque por ter um custo baixo em relação às funcionalidades que oferece.
O Pipedrive permite organizar seu funil de vendas de maneira intuitiva e prática, oferecendo um painel completo e customizável para acompanhar até as vendas mais complexas.
Alinhado com seu funil de vendas, você poderá ter grande controle dos emails que você manda para seus clientes, definindo prioridades, organizando sua caixa de entrada e agendando tarefas e passos para garantir que você não perca nenhuma etapa de um procedimento de venda.
35. Ramper
Ferramenta completa para prospecção outbound, o Ramper permite localizar contatos com base em perfis do Linkedin e do site de empresas, criando uma base segmentada para seu escritório.
Esta ferramenta permite ainda gerenciar sua base de contatos, criar templates, disparar emails e automatizar follow-ups, economizando tempo e garantindo uma comunicação mais efetiva com seus prospects.
36. Snov.io
Ferramenta de prospecção de emails com funcionalidades muito parecidas com as do Hunter, a Snovio permite encontrar contatos baseado na empresa que eles trabalham, nos dados do Linkedin e também explorar perfis de empresas para procurar a pessoa certa da área certa da empresa.
A ferramenta é usada como extensão do Google Chrome, permitindo pesquisas por e-mails direto do site que você estiver visitando.
37. SharpSpring
Em seguida, a ferramenta de automação de marketing que pode ajudar seu escritório a aumentar o número de pessoas entrando e caminhando por seu funil de vendas.
Rastreie todos os passos dos visitantes no seu site e identifique pontos de melhoria, otimizando a geração de contatos, bem como, abastecendo seu time de vendas com um volume cada vez maior de oportunidades!
38. ActiveCampaign
Mais uma ferramenta de marketing para automação, o ActiveCampaign tem funcionalidades muito parecidas com outras ferramentas de marketing, mas vai além, sendo também um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Ainda assim, nele você pode agir desde a primeira visita do cliente, até sua venda. Isto é, acompanhe cada etapa, encontre lacunas e oportunidades e faça seu processo de atração e vendas rodar estruturado.
39. Pipz
Esta ferramenta de automação de marketing tem como diferencial ir ainda mais longe na jornada do cliente.
Assim sendo, além de ter funcionalidades voltadas para os estágios de atração, conversão e venda, você pode acompanhar o processo de sucesso do cliente, visando conquistar evangelistas da sua marca.
Isto é, mapeie todas as suas ações pós-venda e garanta que seu serviço ou produto está trazendo os resultados que seus clientes esperam. Eles vão ficar satisfeitos e isso é um dos maiores indicadores do seu sucesso!
40. MixMax
Ferramenta de agendamento de cadência de emails, o MixMax permite, sobretudo, organizar seus contatos e agendar emails, automatizando seu processo de vendas.
Conforme, as várias possibilidades de integrações, o MixMax é uma ferramenta valiosa para gerenciar suas ações outbound em conjunto com outras estratégias de marketing e vendas.
Por fim, alcance resultados melhores estando sempre em contato com a pessoa certa no momento certo.
41. Find That Lead
Em seguida, veremos um meio muito simples de prospecção de emails, o Find That Lead pode te ajudar a encontrar contatos dentro da segmentação que você já sabe que te traz mais vendas.
Certifique-se que o contato que você conseguiu externamente é válido e encontre mais pessoas dentro de empresas que podem se interessar pelas suas soluções. Melhore suas conversões encontrando os contatos certos!
42. Linked Helper
Esta ferramenta ajuda a automatizar e otimizar sua prospecção dentro do Linkedin.
O Linked Helper oferece funcionalidades como configurar e enviar e-mails automáticos para contatos recém capturados, obter informações de contatos de maneira automática e importá-los para suas planilhas, construir listas de contatos segmentadas, entre várias outras.
Se seu escritório prospecta clientes pelo Linkedin, esta ferramenta pode ajudá-lo a ser mais efetivo na captação e conversão de clientes, principalmente se aliada à outras ferramentas de outbound.
Gostou das indicações?
Acredita que alguma destas ferramentas pode melhorar o seu desempenho, assim como o do seu escritório?
Para você dar passos ainda maiores na sua carreira jurídica temos mais algumas indicações preciosas.
A primeira é que você faça a Transformação Digital Jurídica do seu escritório.
Transformação Digital Jurídica
O curso Transformação Digital Jurídica te ensina as “profundezas” da revolução digital pela qual estamos passando, ensinando todos os principais elementos da Transformação Digital.
Ele abre seu olhar sobre as habilidades pessoais que são importantes agora (e mostra como você ser um destaque nesse mundo). Vai nas profundezas do pensamento guiado por dados, te ensina como aplicar o Design Thinking no Direito (e te dá poderosas armas de criação de novas formas de se prestar o serviço jurídico, em qualquer área que seja, então, te ensina ferramentas para você fazer o famoso “sair da caixa”).
Além disso, ele te ensina sobre a revolucionária tecnologia blockchain, como isso está revolucionando o mundo e como é aplicado ao direito. Também, como entregar mais serviços e criar mais em menos tempo (métodos ágeis).
Nesse mesmo curso, na parte de Startups o enfoque é bem diferente do que há no curso Advogado de Startups. Ou seja, aqui as habilidades fomentadas são para você ser capaz de testar e criar rapidamente qualquer tipo de negócio em qualquer área.
Então, irá ajudar você a ter um escritório 100% digital, automatizado, sem papel e com um novo modelo de negócios.
Este curso abre muito mais os seus horizontes com relação às chances do mundo digital (sua mente vai ficar “fervilhando” de ideias e métodos e ainda super criativa…posso dizer sem nenhum exagero que o aluno que faz esse curso nunca mais vê o mundo da mesma forma (não só o mundo jurídico).
Então, esse curso te prepara, no presente a ser um profissional do futuro.
Advogado de Startups
Este curso possui uma jornada e habilidades diferentes do curso anterior. O curso Advogado de Startups é nosso best-seller.
São cursos que desenvolvem habilidades diferentes, mas complementares, o curso “Advogado de Startups” é pautado nos Pilares:
1- Mente (ensina a você como os empreendedores das Startups pensam e como você pode se conectar com eles). Aqui já se quebra muitos paradigmas da advocacia analógica, você aprende modelos de negócios das Startups (para não ficar perdido ao conversar com os clientes), questões de regulação, quem são os atores do mercado.
2- Comunicação: Aprende como se deve comunicar com os empreendedores de Startups, o que significam as expressões mais usadas, como introduzir isso no seu discurso comercial.
3 – Ferramentas jurídicas práticas: para você atender uma startup, com modelos e explicações de detalhes (contratos, societário, investimentos, tributos, relacionamento com o governo, trabalhista, compliance e governança).
Há conteúdos também de tendência de mercado, Hacker de mercado entre outras questões, mas de forma mais geral.
Direito Guiado por Dados
Por fim, turbine a capacidade analítica da sua advocacia com o treinamento Direito Guiado por Dados. Aprenda a usar os dados a favor da sua expansão profissional, mesmo sem nunca ter dominado o assunto.
Em suma, este curso é um treinamento inédito no mercado jurídico. Composto por 9 módulos divididos em 35 aulas que irão te ensinar como a tecnologia, os dados vêm mudando a lógica da sociedade e do modo que vivemos. Além do mais importante: aprender toda a aplicabilidade desse tema dentro do âmbito do Direito.
Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).