Em sua maior parceria no Brasil, o TikTok é patrocinador da edição deste ano de A Fazenda, reality show da Record TV, deste modo, para o app da chinesa Bytedance, essa é uma forma de interação crossmedia inédita.
Além, de trazer a possibilidade de exibir princípios da plataforma em rede nacional. Já para a emissora, é uma das estratégias para gerar mais repercussão sobre o reality que está em sua 12ª edição.
Vale destacar, que algumas das ações do TikTok no programa incluem o “Espaço TikTok“, onde os peões poderão produzir conteúdo autoral para se conectar com o público em diferentes formatos, são eles:
- desafios de danças;
- duetos;
- vídeos conversando com o público;
- lives;
- respondendo perguntas e outros.
À vista disso, os participantes também terão acesso a performance dos conteúdos, enquanto que os que tiverem o melhor resultado serão recompensados no programa.
A Estratégia
Neste sentido, a revelação de 3 participantes, tal como: Jojo Toddynho, Victoria e Mariano, foi feita no app, antes do programa começar. Ainda, na primeira prova, a vencedora Jakelyne participou de uma live na plataforma.
Assim, as transmissões com os vencedores de cada semana se prolongarão ao longo do programa, de modo, que outras ações serão criadas para a parceria.
Lembrando que, o apresentador Marcos Mion, o criador de conteúdo Victor Sarro e o humorista Carioca estão à frente das ativações digitais, diz a Record.
Ainda, conforme Bia Cioffi, diretora de planejamento transmídia da emissora, “a ativação inédita em reality shows criará um spin-off do conteúdo no ambiente digital.”
Modo de Operar
De acordo com Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina, a entrada do app em A Fazenda 12, condiz com a estratégia da plataforma.
Esta que visa, mostrar dinâmicas de criação conjunta já presentes na rede social, fazendo que os usuários tenham acesso aos “peões” de uma forma não explorada antes.
Essa, no entanto, não é a primeira participação do TikTok em um reality–show. A plataforma fez ativações no Big Brother Brasil deste ano.
“Acho que quem assistir a essa edição de “A Fazenda” vai ter claro o conceito de crossmedia e porque ele é tão interessante, pois proporciona às pessoas uma nova perspectiva, uma maneira totalmente nova de participar daquilo que elas já conheciam, que nesse caso é um reality show.
Essa dinâmica de coisas começando na plataforma e se estendendo pelo programa e vice-versa irá abrir o leque de possibilidade na criação de conteúdo. Este que é o grande forte do TikTok, ajudando a conectar quem está dentro e fora do programa de forma tão genuína…” argumenta.
Em Outra Ponta
Do outro lado do acordo, a Record tem nessa parceria, um novo canal para que o público torça e possa se engajar com o reality. Segundo Cioffi, na edição passada de A Fazenda somou 4Bi de impressões em seus perfis oficiais nas redes sociais.
Em suma, a estreia do programa também já está contabilizando likes, comentários, compartilhamentos e etc. Em 5 dias de perfil no TikTok, a atração conta com 400k seguidores.
A responsável pela articulação do patrocínio e ações foi a Publicis, que conquistou a conta do TikTok no Brasil no final de agosto.
Logo, a agência venceu uma concorrência global e tem a missão de contribuir para o crescimento da base de usuários brasileiros do app da Bytedance.
“Além da visibilidade que o patrocínio já naturalmente permite, ela ainda possibilita a extensão dos principais conteúdos do reality no TikTok.
Os usuários do TikTok vão ter pela primeira vez possibilidade de interferir na dinâmica do reality”, afirma Maurício Almeida, VP de mídia da Publicis.
Emissora ‘TikToker‘
Essa, no entanto, não é a primeira empreitada da Record no TikTok, dado ao fato, de a emissora ter sido uma das primeiras a criar conta na plataforma, ainda em 2019, para o Jornal da Record.
Lembrando, que o objetivo era conteúdo jornalístico e informativo para um público que não necessariamente é impactado por telejornais, como a geração Z, mas mantendo a linguagem da rede.
Então, para o desafio, a Record contatou estagiários do jornal, que por serem mais novos e, então, nativos da plataforma, ajudaram na criação do conteúdo.
Multiplataforma
Hoje, o Jornal da Record tem 288k seguidores, apresentando algumas características, são elas:
- bastidores da produção jornalística,
- notícias rápidas;
- previsão do tempo;
- links com jornalistas em diferentes locais em um estilo mais informal e moderno.
Isto posto, os produtos da emissora já são pensados com intenção de torná-los, ainda mais interativos na multiplataforma.
“Neste ano, a área de planejamento transmídia da Record TV fez um movimento grande para trazer os profissionais que sempre atuaram em televisão para mais perto do digital.
Nossos colaboradores estão trabalhando para que os conteúdos já nasçam com um DNA multiplataforma.
Nesta área, pensamos em toda a estratégia digital dos programas, mas focamos especialmente em entregar conteúdo de qualidade, criativo e inovador para nosso público.
Além disso, aproximamos os nossos telespectadores ainda mais da Record, ouvimos, trazemos os comentários para a tela, empreendemos ações interativas”, explica a diretora de planejamento transmídia da Record TV.
Fonte: Meio & Mensagem
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A LGPD
Outra questão, é a realidade da Lei Geral de Proteção de Dados. Várias empresas estarão sem proteção dentro do cenário de incerteza que irá só se agravar. Isto significa que agora, você só tem uma opção, se preparar para agir de acordo com a LGPD.
De acordo com pesquisas realizadas no Brasil por empresas como a Accenture e Serasa Experian, em torno de 70% dos entrevistados têm medo de que seus dados coletados durante o trabalho, sejam expostos.
Ainda, temem que empresas usem esses dados para espioná-los ou até mesmo como punição.
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Juntamente, com esse conhecimento aprenda a lidar com ferramentas de implementação da proteção de dados e da segurança da informação.
É hora de você entender como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vai impactar todo o Direito.
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