Advogados(as) no LinkedIn: Guia, Estratégias e 15 Ferramentas para Ter mais Clientes

Advogados(as) no LinkedIn: Guia, Estratégias e 15 Ferramentas para Ter mais Clientes

A princípio, colegas advogados(as), acho que não é mais novidade para você que as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, Facebook, Instagram e LinkedIn, cada uma com suas caraterísticas, captam cada vez mais a atenção dos usuários. O objetivo de algumas delas vai muito além do lazer.

Dessa forma, conhecer o LinkedIn, como funciona, quais estratégias e ferramentas usar é muito importante. Então, quer saber por que? Porque ela é a maior plataforma de networking no Brasil e no mundo.

Assim sendo, o Brasil é o terceiro país com o maior número de cadastrados na rede, sendo que o primeiro é os Estados Unidos e o segundo a Índia.

Todavia, o LinkedIn é uma rede social com foco no mercado de trabalho, possibilita a interação entre os usuários e fomenta a visibilidade do perfil profissional, podendo influenciar consideravelmente na carreira e nos negócios.

Desta maneira, neste texto você vai descobrir muito mais sobre o LinkedIn, como funciona, obter algumas dicas para trabalhar marketing pessoal dentro da plataforma, além de ferramentas para potencializar seu crescimento nessa rede.

Vamos começar?

LinkedIn: Como Funciona?

 Em primeiro lugar, o LinkedIn enfatiza nas relações profissionais e aumenta o convívio com o mercado laboral, ou seja, essa diferença da plataforma, deve ser considerada em todo momento, desde a criação do perfil, que é o primeiro passo para fazer parte da rede.

Nesse sentido, ao fazer seu perfil, é fundamental colocar todas as informações relevantes, além, de tudo que possa ser importante para novas oportunidades na carreira, como:

  • dados pessoais;
  • formação;
  • experiência laboral;
  • habilidades;
  • idiomas

Por conseguinte, uma vez completado o perfil é o momento de criar conexões, estas que são os seus contatos dentro da plataforma, portanto, é ideal começar adicionando as pessoas com quem você já se relacionou profissionalmente.

Então, depois pode continuar com as pessoas com que gostaria de se conectar: profissionais destacados do setor, pessoas que trabalham em empresas que você tem interesse, profissionais que se destacam no seu ramo, etc.

Finalmente, você pode seguir as organizações nas quais você tem algum interesse profissional.

Quais são as Principais Funções do LinkedIn?

Essa poderosa ferramenta não só ajuda quem quer se destacar profissionalmente no mercado, mas também colabora com empreendedores que na plataforma encontram um lugar para gerar novos negócios.

Vejamos algumas das principais funcionalidades da rede:

A – Networking

networking nunca é demais, mesmo que você não esteja procurando novas oportunidades ou clientes no momento, uma rede de contatos profissionais sempre é bem-vinda, do mesmo modo, é importante para manter o contato com profissionais do setor e trocar informações.

Você nunca sabe quando pode precisar deles!

B – Fortalecer sua Imagem Profissional

Sobretudo, a plataforma facilita que você se mostre como um bom profissional uma boa estratégia, no entanto, é participando ativamente de discussões do seu ramo que fará com que seu destaque aumente.

Destarte, no LinkedIn há grupos dos quais você pode fazer parte, procure os grupos do seu setor e se junte à eles.

Do mesmo modo, as publicações que você faz também podem dar um bom destaque, não obstante, ao fazer uma boa postagem você poderá ser notado entre suas conexões.

C – Procurar Novas Oportunidades Laborais

Assim sendo, na plataforma há uma opção na qual você pode informar que está aberto a novas possibilidades laborais.

Além disso, há uma aba específica com as vagas recomendadas para seu perfil.

D – Fazer Novos Negócios

Lembrando, que o LinkedIn também é uma excelente ferramenta para fazer novos negócios.

Se você é uma organização, fuja do perfil pessoal e crie uma página, dessa forma terá novas funcionalidades para poder se comunicar com o público, com outras empresas, publicar anúncios e até vagas de emprego.

8 dicas para Trabalhar o Marketing Pessoal no LinkedIn

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para utilizar em qualquer estratégia de marketing pessoal, mas assim como o impacto pode ser bastante positivo, porém, quando trabalhado de maneira incorreta pode causar o efeito contrário.

Dessa forma, é por isso que trouxemos para você 8 dicas que te ajudarão no seu marketing pessoal, observemos:

1. Coloque uma foto

Em primeiro lugar, os perfis com foto são mais visualizados que aqueles que não têm.

Portanto, quando for escolher uma foto, prefira uma que esteja de acordo com o cargo procurado, ou com a imagem que você quer passar para o mercado (seus clientes, por exemplo). Não precisa ser formal, mas deve refletir de certa forma o seu perfil profissional.

2. Use Palavras-Chave no seu Perfil

Do mesmo modo, se você quer aparecer nos resultados de busca do LinkedIn não se esqueça de colocar sua palavra-chave.

Onde, pode ser a sua profissão ou a área na qual você pretende trabalhar, se destacar ou ser encontrado por clientes e parceiros. Coloque a informação mais de uma vez, de forma natural ao longo do texto com algumas variações.

Importante, se quiser uma opção é colocar sua palavra-chave do lado do seu nome para que o motor de busca coloque seu perfil entre os primeiros resultados.

3. Invista Tempo para fazer um Bom Perfil

Contudo, não adianta fazer um perfil correndo e não colocar as informações necessárias para se destacar na sua área, complete com calma tanto sua formação quanto sua experiência profissional relevante para as oportunidades que procura.

4. Otimize sua URL

Ainda assim, você pode otimizar sua URL colocando seu nome e a sua profissão ou área de trabalho.

Se você não sabia, você pode fazer essa optimização 3 vezes e salvar cada uma por separado. No final, você terá 3 URL que levam no mesmo perfil.

5. Adicione Contatos Relevantes

Os contatos são fundamentais para um bom marketing pessoal no LinkedIn, portanto, escolha eles com estratégia.

Tenha conexões que levarão você até onde você quer chegar, já seja uma empresa diferente (cliente, ou parceiro, por exemplo) ou um novo cargo. Dessa forma, você terá uma visibilidade maior entre as pessoas do setor que você procura.

6. Faça Publicações Relevantes

Lembre-se que cada uma das suas publicações diz muito de você. Por estar numa rede social profissional você deve tomar muito cuidado com a imagem que cada uma das suas postagens transmite.

Recorde de sempre publicar conteúdos relevantes da sua área.

7. Participe de Grupos do seu Setor.

Os grupos são uma ótima ferramenta para dar visibilidade ao seu perfil e melhorar sua imagem profissional.

Portanto, utilize os grupos para fazer novos contatos, mostrar seu domínio na área e trocar informações.

8. Atualize Frequentemente seu Perfil

Um perfil desatualizado transmite desleixo. Portanto, mantenha ele sempre atualizado com as últimas informações pessoais e profissionais.

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para fazer novas conexões, construir uma forte imagem profissional, procurar novas oportunidades de carreira e acompanhar o mercado laboral.

Utilizar a plataforma de maneira correta é fundamental para obter todas as vantagens que esse recurso tem para oferecer.

Como Prospectar Clientes no LinkedIn: Primeiros Passos

Como prospectar clientes no LinkedIn: primeiros passos

Agora que você já sabe da importância de usar o LinkedIn na sua estratégia de marketing, vou te mostrar aqui os primeiros passos para prospectar clientes nessa plataforma.

E quando eu digo prospectar clientes no LinkedIn, é realmente “no LinkedIn“, dentro da própria plataforma. 

Então, olha só o que você precisa fazer para ter uma boa base nessa rede e turbinar suas vendas.

Passo 1 – Crie uma Página Corporativa

A primeira coisa que você precisa fazer é criar a sua própria Company Page.

Para isso, você precisa já ter um perfil pessoal no Linkedin, ser ativo na rede e declarar para a plataforma que você fala pelo seu escritório (ou sua startup, por exemplo) e se responsabiliza pelo conteúdo publicado na página.

A partir daí, é só seguir o passo a passo abaixo:

#1 – Clique na aba “Soluções”, que fica no canto superior direito da página inicial, e depois em “Criar uma Company Page“.

Ou então clica nesse link aqui.

Nessa etapa, você escolhe em qual categoria a sua organização está atualmente.

#2 – Complete suas informações de cadastro

Obs.: O nome da sua página não precisa ser exclusivo, mas a URL sim. 

Só com uma URL exclusiva  os mecanismos de busca e os usuários da plataforma encontrarão sua página.

#3 – Confirme que você pode criar uma página em nome da organização, na caixa de verificação e, logo em seguida, clique no botão “criar página”.

#4 – Clique em “Comece já” para começar a sua página corporativa.

Se você ainda tiver dúvidas de como fazer esse processo, clique aqui para ver um guia mais detalhado feito pelo próprio LinkedIn.

Dica: procure usar um email corporativo (por exemplo, contato@nomedaempresa.com) na hora de criar sua conta na plataforma.

Passo 2 – Tenha um Perfil Atualizado e Estratégico

Eu te falei para criar a sua página corporativa antes de tudo, porque agora você pode atualizar o seu perfil com informações de peso que vão contribuir para a autoridade do seu perfil.

Isso é importante porque o seu perfil é o seu cartão de visitas. 

É através dele que você será encontrado e é pelas informações que lá estão que você será lembrado.

Logo, o ideal é que suas informações sejam acrescentadas com cuidado e de forma estratégica para impactar positivamente os visitantes.

Algumas coisas contribuem para isso, como:

  • Foto de alta qualidade, demonstrando profissionalismo através da imagem;
  • Campos de experiência profissional atualizados, principalmente com o cargo atual. Neste espaço, aproveite para falar brevemente sobre as soluções que o produto ou serviço que seu escritório oferece;
  • Otimização, em termos de SEO (otimização para mecanismos de busca), para palavras e assuntos mais relevantes para o seu nicho de mercado. 

Assim como você não iria em uma reunião com potencial clientes todo desleixado, é preciso também ter esse zelo com o seu perfil profissional. 

Passo 3 – Identifique seus Prospectos

Para prospectar clientes no LinkedIn, você precisa saber claramente quem é o seu público-alvo.

Só assim você saberá quem procurar para dar início a um relacionamento na plataforma. 

Por exemplo, se o seu escritório faz parte do segmento B2B (clientes empresas) e tem interesse em fazer negócio com outras empresas oferecendo serviços jurídicos, é preciso procurar por pessoas que trabalhem nesse setor ou que tenha cargos estratégicos para começar um contato. 

Pense na pessoa que teria interesse na solução que você oferece e faça uma pesquisa com base no cargo que essa pessoa atua: contador, analista contábil, gerente de vendas , especialista, CEO e etc.

(Também tenho uma dica sobre onde procurar por esses prospectos, mas vou falar sobre isso daqui a pouco).

Passo 4 – Gerencie sua Rede de Contatos

Ao entrar em contato com essas pessoas, você está dando início às suas conexões dentro do LinkedIn.

O próximo passo é organizar e gerenciar essa rede de conexões para entender melhor o grau de relacionamento que você está mantendo com cada um dos seus prospectos.

Funciona assim: as pessoas que estão conectadas diretamente contigo, são suas conexões de 1º grau. 

As que não são suas conexões diretas, mas estão ligadas a você por pelo menos um dos seus contatos, sãos as suas conexões de 2º grau.

E as conexões destas últimas que ainda não têm contato contigo são suas conexões de 3º grau.

O ideal é ter uma rede ampla de conexões dos mais variados tipos, pois isso permite que você tenha um bom alcance e que seus potenciais clientes encontrem seu perfil com maior facilidade.

Passo 5 – Crie relacionamentos 

Agora é o seguinte. Só ter uma rede ampla não adianta de nada se você não der o próximo passo e começar uma conversa com o seu prospecto.

Afinal de contas, ele precisa saber quem você é e qual a solução que a sua organização pode oferecer.

É através desse relacionamento que você conseguirá passar credibilidade e gerar a confiança necessária para que ele considere fechar negócio com contigo (agora ou futuramente). 

Sabendo dos primeiros passos básicos na hora da prospecção, já dá para seguir para as 9 dicas práticas que eu separei para você.

9 dicas práticas de como prospectar clientes no LinkedIn 

9 dicas práticas de como prospectar clientes no LinkedIn

Até aqui você já viu a importância de usar o LinkedIn na sua estratégia de prospecção de novos clientes e ainda os primeiros passos para começar sua rede de conexões por lá.

Mas quem quer ter sucesso na missão não pode parar nos primeiros passos. 

Existem algumas etapas nesse processo que simplesmente não podem ser ignoradas. 

E é por isso que eu trouxe aqui 9 dicas práticas para te ajudar durante toda a jornada de conquistar clientes qualificados nessa plataforma.  

Anota aí!

1. Aproveite o espaço disponível pela plataforma

Eu já bati na tecla aqui que o LinkedIn não é apenas uma rede social que atua como “meio” nesse processo de prospecção.

Ele não apenas direciona para outro canal de marketing para dar seguimento à conversa. 

Na verdade, é possível estabelecer todo o diálogo com o seu prospecto no próprio LinkedIn. Até mesmo chegar a concluir a negociação de fato.

(E, por isso mesmo, é preciso ficar atento para não deixar a outra pessoa no “vácuo”, pois a conversa lá tende a ser mais dinâmica mesmo).

Uma das ferramentas que a plataforma oferece com essa finalidade é o InMail.

Com ele você pode iniciar o contato com um prospecto que você identificou e convidá-lo a fazer parte da sua rede.

Caso essa pessoa aceite, você pode seguir interagindo com ela por meio de mensagens privadas ou mesmo pela ferramenta, até que esse relacionamento evolua para um negócio fechado aí no seu escritório.

Ah! Isso se ele for um contato de até 2º grau (ou seja, conexão de alguma conexão sua). Para quem está fora desse radar, só com um plano premium do LinkedIn.

2. Use a ferramenta voltada para busca avançada

Outra ferramenta do LinkedIn que você também precisa conhecer é o Sales Navigator. Ele é um mecanismo de busca avançado que te ajuda a identificar empresas ou pessoas com perfil que você procura. 

Por lá, você pode agrupar leads por categorias, enviar mensagens e acompanhar todas as ações que você tem com esses profissionais ou empresas na plataforma.

Tudo isso para que você chegue até os leads certos para o seu negócio, com a ajuda de filtros e segmentação.

Esse filtro pode ser por empresa, cargo, geolocalização, área de atuação ou outra palavra-chave. 

Com uma pesquisa personalizada, em poucos minutos você tem acesso ao perfil de um cliente em potencial.

3. Interaja com sua rede de conexões

Lembra que um dos passos básicos para conquistar clientes no LinkedIn é criar relacionamento com seu prospecto?

Pois é. Para isso, é fundamental que você interaja com a sua rede de contatos na plataforma.

Curta, comente e compartilhe conteúdos das suas conexões que façam sentido para você. Essa é uma maneira de mostrar que os seus valores e pensamentos estão alinhados.

E você ainda aumenta a sua chance de atrair novos potenciais clientes, já que pode alcançar aquelas pessoas que não são suas conexões diretas (ainda).

Fique atento também à interação deles com o seu perfil ou sua página. Isso pode ser um gancho para uma conversa mais reservada e uma abordagem mais direcionada.

4. Desenvolva e evolua o relacionamento com sua rede

Quanto mais interação com a sua rede de conexões, maiores as suas chances de sucesso na conversão.

Mas o ideal é não parar por aí. 

Aproveite suas conexões com clientes em potencial, parceiros estratégicos e outros empreendedores para estreitar laços e criar relacionamentos duradouros.

Até porque existem pessoas que ainda são conexões de 2º grau que têm condições de avançar nessa relação e se engajar com seu escritório a ponto de fechar negócio.

5. Produza e publique conteúdo de valor

Produza e publique conteúdo de valor

Talvez você esteja se perguntando: “mas como vou criar esse relacionamento com os usuários do LinkedIn?”

A resposta está no conteúdo.

O lance é produzir e compartilhar conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo, a fim de atingir dois objetivos: 

  • ensinar sua audiência sobre como resolver um problema 
  • estabelecer você como um líder e uma referência no assunto

Duas coisas que levam, naturalmente, a mais vendas no fim das contas.

Para te ajudar nessa parte, o LinkedIn oferece mais uma funcionalidade, que te permite fazer publicações em uma plataforma própria.

O LinkedIn Pulse é uma ferramenta voltada para produção de conteúdo e é muito parecido com um blog.

Nela você pode escrever artigos e compartilhá-los com as suas conexões, abrindo um espaço importante para troca de ideias e interação.

Além de conteúdo escrito, você pode incluir fotos, vídeos e links para deixar o seu conteúdo ainda mais atrativo.

Depois, ainda é possível mensurar o alcance com o número de visualizações e curtidas da publicação.

Basta criar o seu conteúdo como pessoa física e depois, se preferir, compartilhar na página do seu escritório. 

Dica: para levar o seu conteúdo para outro nível, sugiro que você planeje estrategicamente um calendário editorial.

6. Marque presença nos grupos

Os grupos do LinkedIn são espaços excelentes para investir o seu tempo e energia.

Porque os seus prospectos utilizam esse espaço para debater e trocar ideias sobre assuntos de maior interesse. 

Logo, os grupos são um local estratégico para encontrar pessoas interessadas na sua área de atuação.

Além disso, participar ativamente desses grupos te ajuda a fortalecer a sua marca  e a sua posição de referência no mercado.

E ainda é uma ótima forma de ouvir o que a sua audiência está precisando  ou querendo saber, o que rende muitas ideias para criar os seus conteúdos gratuitos.

7. Monitore as redes de contatos dos seus concorrentes

Outra maneira de encontrar potenciais clientes qualificados para o seu negócio é ficar de olho na rede de contatos dos seus principais concorrentes.

Querendo ou não, essa também é uma forma de segmentar o seu público a partir da sua área de atuação. 

Desde que outros empreendedores que atuem no seu nicho não optem por proteger a lista de conexões, você consegue saber quem são as possíveis interações da concorrência.

Assim, você aumenta as chances de estar mirando nas pessoas certas para prospecção.

8. Procure usuários que interagiram com suas postagens

Não importa qual tipo de conta você tenha no LinkedIn, é possível visualizar usuários que interagiram com as suas postagens.

Claro que na versão premium tem a vantagem de ver todos eles, enquanto na versão gratuita o número de visualizações é limitado.

Mas o fato é que quando alguém curte, comenta ou compartilha seus conteúdos, isso mostra que está mais engajado e propenso a iniciar um relacionamento com a sua marca.

Não dá para ignorar também os novos seguidores, pois cada um deles representa uma nova oportunidade.  

9. Não vá com muita sede ao pote

Por fim, lembre-se que o método de prospecção do LinkedIn é principalmente o social selling, ou seja, estabelecer um relacionamento social antes de qualquer outra coisa.

Antes mesmo de fazer uma oferta. 

Aliás, a parte da oferta vem depois de inúmeras etapas, como você acabou de ver. 

Logo, não vá com muita sede ao pote e invista do trabalho de formiguinha para conquistar verdadeiramente cada um dos seus prospectos nessa plataforma.

No pior dos cenários, caso o usuário não esteja pronto para dar o próximo passo e negociar contigo, você tem a chance de tentar outras abordagens com ele.

Ferramentas para LinkedIn

Já falamos aqui que o LinkedIn é um dos melhores canais de vendas que você pode usar, principalmente se o seu segmento for B2B (vendas entre empresas).

Nesse sentido, o Social selling, conceito que vem ganhando cada vez mais força no mundo inteiro, está relacionado diretamente as condições favoráveis que redes como o LinkedIn criam para gerar novos negócios.

E se você leva a sério esse canal dentro do seu processo comercial (não vai me dizer que não tem um processo comercial…), ou pretende começar a investir pesado nele, vai precisar de boas ferramentas.

Por isso, vamos ver agora nada menos que 15 ferramentas para usar na sua estratégia do LinkedIn a fim de gerar novos negócios.

15 ferramentas para impulsionar sua força de negócios no LinkedIn

Para conseguir resultados concretos de negócios no LinkedIn, você precisa de, pelo menos, dois elementos:

  • uma rede de contatos ampla e ativa (o famoso networking);
  • autoridade no segmento de mercado em que atua.

Sob esses dois pilares é possível construir relacionamentos reais que geram oportunidades de negócios ou mesmo abordar possíveis clientes  e parceiros e, assim, iniciar negociações com eles.

As ferramentas a seguir vão ajudar você com esses dois elementos. São elas:

1. LinkedIn Sales Navigator

Esta eu já mencionei anteriormente. É uma ferramenta oferecida pelo próprio LinkedIn, e foi colocado em primeiro lugar nessa lista por ser o melhor ponto de partida possível.

Com essa ferramenta, você ganha um conjunto de recursos úteis, como:

  • ideias para nortear o seu processo comercial dentro da rede;
  • algoritmo avançado que ajuda a encontrar os melhores prospects para a solução que você vende;
  • ferramentas de aproximação e engajamento, para pavimentar o caminho até uma futura venda;
  • entre outros.

2. Social Selling Index

O Social Selling Index, também conhecido como SSI, é um indicador criado pelo próprio LinkedIn para mostrar qual é a força do seu perfil para realizar vendas sociais.

Os critérios de análise são os 4 elementos fundamentais das vendas sociais:

  • marca profissional;
  • capacidade de encontrar as pessoas certas;
  • socialização, ou seja, o quanto a pessoa interage e contribui de forma relevante com comentários, publicações e compartilhamentos;
  • e, por fim, a habilidade de criar relacionamentos com decisores e fortalecer a credibilidade.

É só clicar no link do SSI e ver sua análise, de graça. Depois basta fazer ajustes de acordo com a avaliação. Quanto mais forte o seu índice, melhores suas chances de vender mais.

3. Discoverly

E se em vez de saber apenas as informações sobre o perfil do LinkedIn de um prospect, você tivesse acesso a dados sobre seu perfil do Facebook ou Twitter?

É isso que o Discoverly faz, amplia o seu leque de informações sobre as redes sociais de qualquer pessoa.

Dessa forma, seu time de vendas (que pode ser você) conseguirá encontrar mais pontos em comum para estabelecer um relacionamento com sucesso. O Discoverly funciona como extensão do Chrome, é só baixar e usar.

4. Crystal

“O app que te conta a personalidade de qualquer pessoa”.

Essa é a descrição do Crystal, aplicativo que oferece análises de personalidade sobre seus possíveis clientes para que você saiba como lidar com cada um deles da forma mais eficaz e assertiva possível.

Assim, é só usar o Crystal para analisar os perfis de pessoas que você deseja abordar e ele mostrará o melhor caminho para isso.

5. Leadfeeder

Assim como na maioria dos casos, grande parte do seu tráfego orgânico provavelmente vem de pessoas que não tomam ação alguma. O que fazer com esses visitantes que se perderam?

Com o Leadfeeder, você consegue capturar dados importantes sobre esses usuários anônimos, como a empresa em que trabalham e contatos comuns no LinkedIn.

Com base nisso, você pode direcionar seus contatos de forma personalizada para os decisores dessas empresas.

6. SalesLoft

A ideia do SalesLoft é integrar várias ferramentas de vendas em um só ambiente, no qual você possa gerenciar todo o seu processo comercial de forma centralizada.

Isso inclui soluções que citamos nessa lista, como Crystal, LinkedIn Sales Navigator e até sistemas de CRM, como Salesforce.

Se você busca uma interface única para integrar todas as suas soluções de vendas para o LinkedIn, esse pode ser o lugar ideal.

7. Voogy

Parecido com o Leedfeeder, o Voogy é uma plataforma que ajuda você a identificar quem visitou seu site e qualificar os que têm maior probabilidade de comprar, para que você possa falar com eles de forma personalizada.

Dá para usar esses relatórios do Voogy, se conectar com os leads recém-adquiridos no LinkedIn e iniciar conversas produtivas com eles.

De forma simplificada, o Voogy serve como uma ferramenta de prospecção automatizada, que corta caminhos e dá ao seu time as melhores oportunidades.

8. eLink Pro

Você se lembra que falamos sobre como o tamanho da sua rede também influencia na quantidade de negócios que conseguirá gerar no LinkedIn?

É claro que esse não é o caso de 100% das pessoas. Mas se você quiser automatizar e hackear o aumento da própria rede, essa extensão do Chrome funciona assim:

  1. O eLink visita milhares de perfis por semana, como se fosse você que estivesse fazendo isso pessoalmente;
  2. A pessoa vê que você visitou o perfil dela. A tendência é que muita gente visite o seu perfil em retorno;
  3. Muitas dessas pessoas podem se conectar com você espontaneamente, ou até entrar em contato para saber mais sobre sua solução por conta de algo que viram em seu perfil.

9. IFTT

O conceito do IFTT é bem simples: você cria “cadeias de eventos” para automatizar tarefas simples e gerar maior impacto.

Por exemplo, que tal automatizar o compartilhamento de artigos, para que todos os artigos que você recomendar no Medium sejam diretamente compartilhados com sua rede no LinkedIn?

Essa é apenas uma das várias opções de eventos que você pode automatizar para causar maior impacto com pouco esforço.

10. Código QR do perfil

Tudo que ajuda a eliminar a fricção deve ser encarado com bons olhos, e um recurso nativo do LinkedIn pode ser usado muito bem para isso.

Se você estiver num evento ou reunião de negócios, ainda assim pode apresentar seu perfil do LinkedIn como cartão de contato virtual.

Para isso, é só usar o código QR do perfil, que fica ao lado direito do campo de busca do aplicativo. Outra opção é imprimir esse código no seu cartão de visitas físico.

11. Guru

O que você faz com as informações que encontra nos perfis que visita? O Guru avalia esses dados, avalia sua precisão e oferece insights valiosos que os seus vendedores podem usar.

O segredo para as vendas sociais está em estabelecer conversas produtivas e gerar valor antes de tentar empurrar um produto ou serviço. Com o Guru, seu time saberá o que dizer e quando dizer.

Além disso, o Guru ajuda você a encontrar novos prospects do mesmo segmento em que seus atuais clientes atuam.

12. Dux-soup

O Dux-soup é uma ótima ferramenta para automatizar várias atividades comuns no LinkedIn. Isso inclui visitar perfis, recomendar habilidades, seguir atividades e até enviar mensagens personalizadas.

Depois disso, você pode assumir pessoalmente a conversa com as pessoas que se mostraram mais dispostas a conversar.

Também dá para fazer upload dos dados de perfil das pessoas diretamente no seu CRM (ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente) e fazer anotações sobre cada um.

13. LeadFuze

Ao mesmo tempo em que ter milhões de pessoas com as quais se conectar é bom, pode ser também uma forma de se perder e acabar sem resultados reais.

O LeadFuze ajuda você a coletar leads qualificados a partir do LinkedIn, sem fazer nada além de uma busca simples.

Além de coletar os leads, é possível também enviar e-mails automáticos e fazer follow-up (o acompanhamento de retorno) deles.

14. Nimble

O Nimble é, basicamente, um CRM (ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente) que pode ser usado com foco nas redes sociais.

Assim, o sistema ajuda a gerenciar seu relacionamento com os contatos e prospects de forma mais organizada, indo além das fronteiras do LinkedIn para coletar informações sobre eles.

Dá para ver quem está no pipeline (no seu funil de vendas), quais eventos importantes aguardam seus contatos (a fim de iniciar conversas com eles) e várias atividades importantes.

15. Detective

O nome deste aplicativo não poderia ser mais preciso, já que ele faz um relatório com tudo que pode ser encontrado sobre o possível cliente.

Dessa forma, você vai saber de tudo antes de começar aquela reunião importante ou mesmo antes de iniciar uma conversa.

E não estamos falando apenas sobre informações profissionais. Vendas são feitas de pessoa para pessoa, então saber hobbies e interesses do prospect também é valioso.

Uma boa estratégia de vendas para o LinkedIn depende da reputação que você será capaz de construir na rede, assim como dos processos que usará para abordar pessoas e gerar negócios. As ferramentas vistas aqui ajudam em toda a sua jornada, agora é só montar seu arsenal e começar a usá-lo.

Precisa de ajuda para sua estratégia digital de expansão?

Seja o(a) Advogado(a) de Startups

Aproveitando o atraso do Direito, busca-se algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.

Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.

Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.

Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

A LGPD

Outra questão, é a realidade da Lei Geral de Proteção de Dados. Várias empresas estarão sem proteção dentro do cenário de incerteza que irá só se agravar. Isto significa que agora, você só tem uma opção, se preparar para agir de acordo com a LGPD.

De acordo com pesquisas realizadas no Brasil por empresas como a Accenture e Serasa Experian, em torno de 70% dos entrevistados têm medo de que seus dados coletados durante o trabalho, sejam expostos.

Ainda, temem que empresas usem esses dados para espioná-los ou até mesmo como punição.

Segundo a IBM, no Brasil hoje 6 a cada 10 brasileiros já tiveram algum dado vazado, fato este, que quebra a confiança com o mercado e expõe o seu cliente, desta maneira, empresas também temem possíveis ataques cibernéticos.

Um Advogado ou Advogada especializado na LGPD hoje sairá na frente, pois várias empresas estão neste momento precisando de pessoas qualificadas para implementar as mudanças necessárias.

Portanto, se você já conhece bem a Lei Geral de Proteção de Dados, está na hora de dar um importante passo adiante.

Juntamente, com esse conhecimento aprenda a lidar com ferramentas de implementação da proteção de dados e da segurança da informação.

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There is 1 comment
  1. Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
    🙂

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