Veja como a Nestlé usa a Inovação Aberta e Tendências para se Manter Competitiva

Veja como a Nestlé usa a Inovação Aberta e Tendências para se Manter Competitiva

De antemão, no século XVIII, o economista britânico Thomas Malthus desenvolveu uma teoria segundo a qual, a produção de alimentos (que cresceria em progressão aritmética) não seria capaz de acompanhar o crescimento em progressão geométrica da população mundial. O que resultaria em problemas como fome e miséria, mesmo assim, suas previsões não se concretizaram.

Neste sentido, a tecnologia ajudou o homem a acompanhar esse crescimento e a lidar, inclusive, com períodos de crise, bem como nas guerras e tragédias climáticas. 

Do mesmo modo, a Nestlé, maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, acompanhou de perto essa revolução no setor, hoje, aos quase 100 anos, a companhia está presente em 191 países e tem um portfólio de mais de 2 mil marcas.

Deste modo, como se manter em nível global, à frente de um mercado tão importante por tanto tempo? A resposta pode estar na capacidade de inovação.

Então, o Whowconversou com a diretora de Transformação Digital da Nestlé, Carolina Sevciuc, sobre as conquistas e, ainda, quais são os desafios nesse segmento.

Inovação: Um Ingrediente Fundamental

De acordo com a executiva, a cultura da inovação e o estímulo ao empreendedorismo são fortemente empenhados dentro da companhia.

Por isso, o time de inovação identifica tendências e orquestra as novas ideias para produtos e serviços na empresa, que é desenvolvida em todas as áreas. 

Além desta área, a equipe de Transformação Digital engloba outras 4 subáreas, assim tem o objetivo, com a divisão, de proporcionar mais robustez e agilidade às iniciativas.

Deste modo, de acordo com Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé:

Com o data lab, ampliamos nossa inteligência de dados; com vendas digitais, enriquecemos nossa atuação crosschannel e com IT, a estratégia digital. E através da Nature’s Heart fortalecemos o propósito da Nestlé”, explica.

Logo, a empresa que só no Brasil emprega mais de 30 mil colaboradores diretos, também participa ativamente do ecossistema de inovação do país. Haja vista, que mais de 300 startups já passaram pela empresa de alguma forma.

Isto posto, a companhia também já desenvolveu diversas soluções por meio de inovação aberta com diferentes parceiros, como universidades e empresas de diversos portes. A diretora de Transformação Digital, diz que essa maneira de atuar ajuda a encontrar soluções para os problemas da companhia.

“A inovação aberta nos coloca em contato com um mundo quase infinito de possibilidades que não enxergaríamos sozinhos”, afirma, Carolina.

Startup Dentro da Nestlé

À frente, a Nestlé também tem acelerado diversas startups scale-ups, isto é só este ano, serão quase 40. O 4º edital de aceleração com a Endeavor, inclusive, está aberto.

Sendo, que na última edição, a multinacional de alimentos e bebidas buscou negócios de tecnologia que ofereçam produtos, bem como, serviços com foco no consumidor final nos segmentos:

  • e-commerce;
  • de marketplaces;
  • de bem-estar;
  • pet;
  • de comunicação;
  • dos games;
  • e de entretenimento. 

Desse modo, no ano passado, a primeira startup da Nestlé começou a funcionar a “Vem de Bolo”, vale ressaltar, que esta é uma plataforma que conecta boleiros aos consumidores.

“Criamos o marketplace, depois que observamos este mercado por mais de um ano, buscando entender quem são os doceiros,

quais são as dores do negócio, no que precisam de suporte e como a tecnologia pode ajudá-los com seus problemas.

Então, com ela, também aprofundamos nosso entendimento sobre os consumidores no momento da busca e compra de bolos e doces,

principais necessidades não atendidas e o que buscam nesta ocasião de compra”, comenta Carolina.

Assim, a startup foi criada e funciona com premissas das metodologias ágeis, ou seja, todo o planejamento é feito em sprints de 21 dias, que buscam entender o que está funcionando, o que não está e como melhorar.

Planos em Meio à Crise

Ao mesmo tempo, a pandemia do novo coronavírus trouxe desafios para a Nestlé, a executiva conta que a multinacional está se preparando para evoluir com base em novos comportamentos que estão surgindo.

“No momento atual estamos focando nossos esforços em vendas digitais, trazendo inclusive colaboradores de outras áreas para reforçar a equipe.

…além disso, continuamos com o movimento de inovação além de produtos, pensando em novos modelos de negócios e serviços”, diz.

Segundo ela, o “Empório Nestlé” tem sido um espaço importante para o teste de modelos omnichannel, isto é até março deste ano, as entregas da loja virtual eram feitas apenas na capital paulista. Sendo que, no mesmo período, expandiu-se para o restante do estado.

Portanto, no fim de julho, a empresa ampliou o atendimento para toda a região Sudeste e abriu uma dark store, na Zona Oeste de São Paulo.

Assim, fez com que a capacidade de entrega expressa na capital do estado se ampliasse.

Presente em 99% dos lares brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, a empresa assumiu a sua responsabilidade para atuar na crise e reduzir, dentro do possível, os impactos para seus parceiros de menor porte.

“A frente de inovação buscou soluções que pudessem apoiar a comunidade, entrando em projetos como o “Apoie um Restaurante” (em parceria com Nespresso e Stella Artois), incorporando os segmentos de cafeteria e confeitaria”. 

Fonte: Whow

Seja um(a) Advogado(a) de Startups

Aproveitando o atraso do Direito, busca-se algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.

Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.

Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.

Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

A LGPD

Então, se você quiser mais entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e Inteligência Artificial, indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

Outra questão, é a realidade da Lei Geral de Proteção de Dados. Várias empresas estarão sem proteção dentro do cenário de incerteza que irá só se agravar. Isto significa que agora, você só tem uma opção, se preparar para agir de acordo com a LGPD.

De acordo com pesquisas realizadas no Brasil por empresas como a Accenture e Serasa Experian, em torno de 70% dos entrevistados têm medo de que seus dados coletados durante o trabalho, sejam expostos.

Ainda, temem que empresas usem esses dados para espioná-los ou até mesmo como punição.

Segundo a IBM, no Brasil hoje 6 a cada 10 brasileiros já tiveram algum dado vazado, fato este, que quebra a confiança com o mercado e expõe o seu cliente, desta maneira, empresas também temem possíveis ataques cibernéticos.

Um Advogado ou Advogada especializado na LGPD hoje sairá na frente, pois várias empresas estão neste momento precisando de pessoas qualificadas para implementar as mudanças necessárias.

Portanto, se você já conhece bem a Lei Geral de Proteção de Dados, está na hora de dar um importante passo adiante.

Juntamente, com esse conhecimento aprenda a lidar com ferramentas de implementação da proteção de dados e da segurança da informação.

É hora de você entender como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vai impactar todo o Direito.

Por fim, impossível deixar de mencionar a importância das startups em todo esse processo de transformação. Afinal, elas são o motor da Nova Economia.

Inclusive, o mercado para atuar como um Advogado de Startups é o que mais cresce, se tornando uma ótima chance para os juristas.

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