Empreendedores se Reinventam e Apostam no Marketplace

Empreendedores se Reinventam e Apostam no Marketplace

Sem tempo para lamentações e vendo a vida mudar, “da noite para o dia” com a chegada do Covid-19 ao Brasil. Ainda em março, eles não tiveram dúvidas que a solução estava na internet não só pra eles, mas para muita gente. Isto é, viram as dificuldades dos comerciantes, em especial os pequenos, em digitalizar os negócios. Foi aí que surgiu marketplace @FunylStore.

Adaptada às grandes aglomerações em torno das exposições que produzia em shopping centers, nos shows e nos eventos, a agora empresária Thais Garcia Reverte se voltou para o seu lugar de trabalho.

“Eu nunca fui uma empresária. Trabalhava no setor de eventos e, de repente, não tinha mais trabalho, nem renda.

Procurei dentro do que eu tinha aprendido na minha carreira vivida em função das aglomerações. Assim, a criação do marketplace era uma opção que poderia me ser útil e a muito mais gente”, explica Thais Reverte.

Disposta a aprender, ela montou o próprio marketplace, o integrou as mais conhecidas bases e agora é uma espécie de representante dos seus clientes nos grandes centros de e-commerce no país.

Os Cadastros

Para tanto, ela cadastra os produtos ofertados nas grandes base e também vende em suas redes. Além disso, orienta os empreendedores, tira dúvidas sobre gestão, sobre finanças e, ainda assim, criou uma equipe para captação de lojistas.

Portanto, o maior impasse é, segundo ela, a pouca confiança de muitos empreendedores para com o setor TEC.

“Estamos trabalhando em especial com pequenos e microempreendedores e artesãos para que tenham oportunidade.

Agora, o objetivo é fazer isso em nível Brasil, ajudando gente de todo lugar e que as pessoas conheçam os produtos de diferentes regiões. Percebemos a dificuldade das pessoas em mandar bom material de divulgação.

Criamos um tutorial para ajudar. Mas estou vendo uma mudança no pensar, as pessoas percebendo que vender e comprar pela internet dá certo. Em breve queremos ter nosso próprio app”, anuncia a criadora da FunylStore.

Lourenço criou um marketplace em seu site sobre cultura e eventos | Crédito: Divulgação

Apesar de já estar na internet, o empreendedor Rômulo César Lourenço, que comanda a base Giro Cultural, com guias e informações dos principais pontos turísticos do Brasil, também viu seu negócio ser seriamente afetado. Assim, para sair dessa situação, ele desviou os esforços e criou um marketplace no seu site, para lojas que estão fechadas.

As Participações

O intuito é ajudar e valorizar os pequenos comerciantes. Isto é, mais de 50 lojistas de BH e região metropolitana já têm interesse e o cadastro para empreendedores já está aberto no site, deste jeito, para participar o negócio deve ser formal.

Segundo, Lourenço:

“Começamos o projeto no meio do ano passado para executar este ano, em parceria com as prefeituras. Há uma carência muito grande na divulgação de eventos das cidades do interior, mas a pandemia veio e cancelou tudo.

Então desenvolvi o marketplace dentro do Giro Cultural. Analisando as grandes plataformas, vimos que daria pra fazer muito mais barato e mantendo a qualidade.

Hoje o comerciante paga de 11% a 25% do total da venda, portanto, vamos cobrar só a manutenção da página, com 5% do valor da venda.”

Qualidade

A qualidade do produto é vital para o sucesso do marketplace. Os lojistas serão visitados e incentivados a fazer uso profissional das redes socais, também depois da pandemia. O objetivo final é ajudar a fortalecer o mercado local.

“Até aqui os pequenos produtores tinham pouco interesse pelas plataformas on-line. A verdade é que o mundo mudou.

Eles precisam se adaptar e, pelo menos, fazer propaganda pelas redes sociais. Temos uma equipe para ajudá-los a estruturar as lojas na plataforma.

Especialmente nesse fim de ano, queremos incentivar a compra local. Temos que fazer a economia girar dentro das nossas localidades. Esses empresários não têm como competir com as gigantes internacionais, precisam de apoio”, completa o criador da Giro Cultural.

Confraria se Adapta e Realiza Encontros Virtuais

Crédito: Divulgação

Em um cenário novo e de impactos tão grandes como imprevisíveis, toda ajuda é bem-vinda. Criada em 2016, a Confraria do Empreendedor, chamada pelos seus participantes de Confra, viu seu trabalho de orientar e ser um espaço de criatividade e ajuda mútua entre empreendedores, ganhar ainda mais relevância durante a pandemia.

A Obra

Obra de dois mineiros e um baiano estabelecidos em São Paulo, o grupo agora volta um olhar mais aguçado para BH e Minas Gerais.

De acordo com uma das fundadoras, Natália Lazarini, os encontros, com quase mil participantes, acontecem em diversos formatos como:

  • happy hour promovido em restaurantes;
  • encontro de grupos de corrida;
  • o ConfraCorre;
  • ConfraChef com ensaios gastronômicas.

“BH é um polo de startups muito interessante e sempre tivemos muitos participantes de Minas, ou seja, com a pandemia voltei para a cidade e agora temos como foco desenvolver a plataforma no Estado.

A necessidade do isolamento social trouxe uma outra dinâmica aos encontros e abriu novas possibilidades.

Tão logo seja seguro fazer encontros presenciais voltaremos a eles, mas acredito em um futuro de modelo híbrido”, afirma Natália Lazarini.

Alguns encontros foram realizados em BH antes da pandemia. Batizados como ConfraUai, reuniram empresas de base tecnológica, bem como, contaram com apoio de empresas como o Group Software, Monetizze e Sambatech.

ConfraSocial

Sobretudo, o próprio grupo de empreendedores percebeu que existiam temas transversais que mereciam ser discutidos com mais profundidade, gerando até agora 13 subgrupos, como o ConfraSocial que idealiza uma série de ações voluntárias. Neste momento disponível digitalmente pela plataforma do próprio ConfraSocial.

“Nunca crescemos tanto como agora. Os eventos sempre foram muito importantes pra nós, mas o virtual ajuda a quebrar outros tipos de barreira, como a geográfica, por exemplo.

Hoje podemos juntar gente de todos os lugares que dificilmente se encontrariam. Acreditamos que negócios não se fazem apenas por uma troca de interesses. Logo, existe criatividade envolvida nisso, empatia. São muitas as formas de fazer negócios.

Então, as pessoas não imaginam a quantidade de sociedades que já se formaram nos nossos encontros porque os ativos perceberam que tinham muito mais em comum do que a necessidade de comprar ou vender algo”, completa a cofundadora do Confraria do Empreendedor.

Fonte: diariodocomercio

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