Entenda a Estratégia de Duas Startups que se Uniram para que os Negócios Conquistem Mais Clientes

Entenda a Estratégia de Duas Startups que se Uniram para que os Negócios Conquistem Mais Clientes

Primeiramente, entender como os usuários veem sua empresa nunca foi tão essencial: em tempos de pandemia, perder um cliente para a concorrência pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Duas startups no ramo da satisfação dos consumidores também usaram o momento para concretizar uma negociação de meses.

As startups Gorila Reviewr anunciaram uma fusão que criou a Harmo Feedback Intelligence, ou seja, a plataforma de gestão da experiência do consumidor em negócios de médio e grande porte nasce com uma carteira de 60 clientes.

Fusão entre Gorila e Reviewr no Meio da Pandemia


A gaúcha Gorila realiza pesquisas de satisfação dos consumidores, vendo as métricas como o Net Promoter Score (NPS). Assim, Lucas Hansel, CEO da Gorila, explica que a startup começou como um projeto dentro de uma software house em 2018.

A Gorila passou por uma incubação no Criatec. Monitora a satisfação de 1 mi de consumidores, de empresas como o Peixe Urbano. O site de cupons implementou o NPS do zero, identificaram detratores, resolveram seus problemas e viram uma taxa de recompra três vezes maior. A startup faturava R$ 150 mil anualmente e tinha três pessoas antes da fusão.

Lucas Hansel, da Gorila/Harmo (Foto: Harmo/Divulgação)
Lucas Hansel, da Gorila/Harmo (Foto: Harmo/Divulgação)

Já a catarinense Reviewr gere a reputação online das empresas. O CEO Santiago Edo explica que a gestão se faz principalmente pela análise de avaliações públicas em sites como Booking, Facebook, Google Meu Negócio e TripAdvisor.

Criada em 2017, a Review passou por uma incubação no MIDITEC e por acelerações da Darwin Startups e do StartupSC. O empreendimento atende empresas como Ambev, Bob’s, Grupo Pão de Açúcar e Movisa.

Resultados

Entre os resultados conquistados pela Reviewr estão maiores buscas e aumento no faturamento das empresas atendidas. Portanto, a startup faturava R$ 1mi anualmente e tinha oito funcionários antes da fusão.

Santiago Edo, da Reviewr/Harmo (Foto: Harmo/Divulgação)
Santiago Edo, da Reviewr/Harmo (Foto: Harmo/Divulgação)

As negociações começaram em setembro de 2019. Segundo os empreendedores, o foco de ambas no recolhimento da opinião do consumidor e sua transformação em inteligência foi determinante para a união.

“Teríamos uma oferta melhor e mais força no mercado se nos juntássemos. Pegamos a mesma verba das empresas e temos equipes e propostas complementares”, diz Edo.

As duas startups dividirem o mesmo escritório em outubro de 2019 e janeiro de 2020. A chegada da pandemia acelerou a decisão de integração, com empresas afetadas buscando reconquistar consumidores e compras.

“O Covid-19 acelerou a transformação digital e a análise do consumidor online se tornou mais procurada”, afirma Hansel.

Em suma, as duas empresas já tinham captado mais de R$ 1,3 milhão em investimentos. A operação de fusão gerou uma nova injeção do fundo Hi Partners, de valor não divulgado.

Harmo: Planos para 2020


A Harmo começou neste mês, com um portfólio de 60 empresas atendidas. A plataforma nova reúne os clientes das Gorila e da Reviewr, em geral grandes empreendimentos no setor de varejo.

A Harmo agora, hospeda essas soluções de pesquisa e reputação em módulos separados, ainda que tenham o mesmo login e mesmo visual, além disso, ela ainda está criando um sistema de integração das soluções e ofertas em planos mensais.

A nova startup já fechou seu primeiro contrato como Harmo. Opera hoje de forma remota, mas terá suas sedes em Florianópolis (desenvolvimento e operações) e São Paulo (comercial e marketing).

Então, o plano é atingir um novo equilíbrio entre receitas e despesas em três meses. Pois, o lucro projetado é de R$ 1mi para 2020, mantendo o valor visto em 2019.

“De abril para maio tivemos 50% do nosso faturamento suspenso. Atingir o mesmo número que tivemos no ano passado já seria interessante”, diz Edo.

Desta forma, 2021 será voltado para a retomada do crescimento: o plano é chegar a R$ 2mi de faturamento e 200 clientes na carteira da recém-criada Harmo. Isto é, com ou sem pandemia, os consumidores precisam ser ouvidos pelas empresas.

Afinal, o mercado de startups precisa de profissionais jurídicos qualificados para suas especificidades. Enfim, Você quer trabalhar com empresas inovadoras, como a Gorila e a Reviewr, sendo um Advogado de Startups?

Fonte: revistapegn

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