Internet Alcança 74% dos Brasileiros e 58% dos Usuários de Internet Utilizam a Rede Apenas pelo Celular

Internet Alcança 74% dos Brasileiros e 58% dos Usuários de Internet Utilizam a Rede Apenas pelo Celular

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou a edição 2019 da pesquisa TIC Domicílios. O estudo que investiga o uso das tecnologias de informação no Brasil revelou que somos 134 milhões de usuários de internet no país, 74% da população com 10 anos ou mais.

Pela primeira vez desde o início da pesquisa, a penetração da rede mundial ultrapassou a metade da população rural, com 53%.

Outro destaque da pesquisa é o uso do celular entre os brasileiros. O aparelho pertence a 99% das pessoas conectadas no país, sendo que 58% da população acessa a internet apenas pelo celular. O último percentual é ainda maior entre as classes D e E, em que 85% dos acessos são exclusivos pela rede móvel.

A tendência de redução de uso dos computadores continuou em 2019, pelo quarto ano consecutivo. No ano passado, apenas 39% dos lares possuíam um PC, seja desktop ou notebook, contra mais de 50% em 2016.

A pesquisa identificou que 95% dos domicílios da classe A ainda possuem o aparelho, enquanto apenas 14% dos lares das classes D e E tinham um computador no ano passado.

Exclusão Digital

A pesquisa realizada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), órgão vinculado ao CGI.br, mostrou que mais de 20 milhões de lares no Brasil não possuem acesso à internet, apesar do aumento do número de domicílios com acesso entre as classes C, D e E.

Portanto, 35% dos lares na região Nordeste e 45% das famílias com renda de até 1 salário mínimo não possuíam acesso à internet em 2019.

Internet na Vida do Brasileiro

O número menos surpreendente da pesquisa é a proporção de brasileiros que usam a internet como meio de comunicação, ou seja, 92% dos usuários da internet no país usam a rede para mensagens instantâneas (leia-se WhatsApp), com as redes sociais (76%) e chamadas de vídeo ou voz (73%) na sequência.

O “ranking” de usos da rede no Brasil se caracteriza, ainda por busca de produtos e serviços (59%), pesquisas ligadas à saúde (47%), pesquisas e atividades escolares (41%), compras online (39%), bem como, trabalho pela internet (33%).

O consumo de cultura foi visto separadamente na pesquisa do Cetic.br, que encontrou um forte crescimento do setor de streaming no país. Assim, Assistir a vídeos e ouvir música são atividades feitas pela maioria dos brasileiros na rede, com 74% e 72% dos usuários de internet, respectivamente.

Os Usuários de Internet

Até mesmo os podcasts registraram aumento na pesquisa, alcançando 13% dos internautas, desta forma, o modelo é mais popular entre a classe A, onde atinge 37% da população online, e entre os brasileiros com ensino superior (26%).

A 15ª edição da TIC Domicílios entrevistou pessoas em 23.490 lares de todo o Brasil entre outubro de 2019 e março de 2020. A pesquisa completa pode ser consultada no site do Cetic.br, com opção para baixar as tabelas e bases de microdados.

O seu Cliente está Online

Para os profissionais do Direito, muitos deles queixosos da drástica diminuição da clientela durante o isolamento social causado pela epidemia, esta pesquisa confirma que os clientes não deixaram de existir, mas, na verdade, estão cada vez mais procurando online por serviços jurídicos.

Então, o que vemos é que essa pandemia acelerou o fenômeno da Transformação Digital, cuja base tríplice é pessoas/cultura, ferramentas/tecnologia e novos modelos de negócios, com as quais o profissional do Direito deve ficar atento para não ficar defasado e perder as diversas oportunidades do mundo digital.

O momento atual é de Transformação Digital Jurídica, que não se trata apenas de ter um site, uma rede social e atender aos clientes por vídeo-chamadas, mas de remodelagem das práticas jurídicas.

Fonte: Canaltech

Seja o Profissional Jurídico Preparado para o Mundo Digital

Aproveitando o atraso do Direito, busca-se algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.

Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.

Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, a função é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.

Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas. Além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

Logo Telegram – Logos PNG

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Instagram Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Linkedin - ícones de mídia social grátis

Faça conexão no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Estamos Online!