Primeiramente, eu te pergunto: como atrair mais clientes? Talvez, essa é uma pergunta mais comum a todos os advogados.
Deste modo, para ser bem-sucedido, todo advogado empreendedor precisa encontrar essa resposta para o seu negócio (sim, o seu escritório é um negócio!).
Assim, é verdade que não existe uma receita pronta, que se aplica de forma integral para todo o tipo de escritório.
Mas o que posso dividir com você são as práticas que adoto para vencer esse mesmo desafio.
Com pequenas adaptações à sua realidade, elas podem gerar ótimos resultados. Ou seja, são ideias para atrair clientes fazendo marketing agarrando as melhores oportunidades do mercado atual. Sim, você deve ter uma estratégia de marketing.
Marketing vem da palavra em inglês “market”, que significa mercado. Portanto é correto afirmar que Marketing é um estudo do mercado, para melhor aproveitamento dele nas estratégias comerciais de qualquer negócio (lembra que aqui encaixa o seu escritório?).
E, como não poderia deixar de ser, o foco vai todo para a sua estratégia online. Somos especialistas em Transformação Digital Jurídica.
Focamos no online assim porque ali está o investimento de melhor retorno, que exige menos gastos para alcançar um maior número de pessoas, priorizando aquelas com real interesse naquilo que tem a oferecer.
Não se pode ignorar que 90% dos clientes escolhem uma marca somente depois de pesquisarem sobre ela no Google. É a sua marca, é o seu escritório que pode ou não ser encontrado…
Você quer ser encontrado pelo seu público e descobrir como conseguir clientes pela internet? Precisa de ideias de marketing para atrair clientes?
Então, não perca uma só linha deste guia completo.
O que Fazer para Atrair mais Clientes na Advocacia?
Acima de tudo, para atrair mais clientes, não existe fórmula mágica. Mas também está longe de ser uma questão de sorte. Trazer clientes para o seu negócio requer muita pesquisa, estudo e planejamento.
O que não significa que eu não possa ajudar com algumas dicas.
É o que você busca? Então, vamos lá!
1 – Conhecer o Seu Público-alvo é o Segredo
Primeiramente, esta é a regra número 1 para toda e qualquer estratégia de um escritório que queira aumentar sua relevância no mercado.
Todavia, se o objetivo aqui é trazer clientes até você, é preciso entender a língua que eles falam, quais são seus hábitos de consumo, suas necessidades, dores e até comportamentos mais particulares.
Então, este é o 1º passo para começar a direcionar suas estratégias de forma mais assertiva e segmentada.
Assim, você poupa tempo e dinheiro e consegue entregar ao seu público exatamente aquilo que ele deseja.
2 – Um Atendimento Excelente Atrai Clientes
Em seguida, todo mundo sabe da importância de oferecer um bom atendimento para os clientes, principalmente os próprios.
De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners e a NeoAssist, 92% deles concordam que um bom atendimento é crucial na hora de escolher entre uma ou outra marca.
Curiosamente, 87% dos entrevistados afirmaram ter simplesmente abandonado uma marca por causa de um atendimento ruim. Você quer isso para o seu escritório?
Portanto, faça desse cuidado o seu diferencial e mostre que você não brinca em serviço.
Assim sendo, para garantir a satisfação dos clientes, invista ainda em treinamento e capacitação para sua equipe não dormir no ponto.
Como Conseguir Clientes pela Internet?
Se, antigamente, fazer-se conhecido era um desafio e tanto para quem não tinha muitos recursos, hoje, a internet encurtou o caminho entre as marcas e as pessoas quase que de forma mágica.
Mas quem conhece como funciona o mercado no mundo virtual, sabe que não tem muita mágica aí, não.
Porém, para chegar até as pessoas certas, existe uma série de estratégias que foram muito bem estudadas e testadas. Isto é, estou falando do marketing digital, um dos importantes pontos da Transformação Digital Jurídica.
Se você ainda não está tão familiarizado com o termo, continue a leitura para entender de que maneira esse conceito pode fazer maravilhas pelo seu escritório.
4. Invista em um Blog para o seu Escritório
Muita gente se pergunta se ainda vale a pena investir em blogs para seus escritórios.
Contudo, eu vou logo adiantar que, não importa o tamanho, o tipo de negócio e há quanto tempo ela atua no mercado: a resposta é sim! Você deve ter um blog.
Ele é a porta de entrada para que os clientes conheçam detalhes sobre seu escritório, tirem dúvidas, e o melhor: consumam conteúdo de qualidade.
Um blog gera autoridade, atrai leads qualificados, facilita as vendas, bem como, sinaliza que a sua marca tem relevância na área em que atua.
Blogs têm o poder de transformar usuários em clientes e clientes em fãs que promovem a sua imagem de forma positiva.
Nada menos que 70% das pessoas preferem descobrir mais sobre qualquer negócio através de artigos de blog do que por publicidade. Convenhamos, até porque Advogados não podem fazer publicidade, mas com esses dados você vê que nem precisam!
Isso explica, por exemplo, porque lojas que possuem um blog atraem 2,5 vezes mais clientes.
É também o número de links para o site de um escritório importante para gerar tráfego, sendo 97% maior quando existe um blog nele.
As razões para esse investimento são muitas – e poderia falar ainda mais sobre elas.
Mas o recado que fica é que não há como atrair clientes de forma ética sem um blog.
5. Esteja presente nas redes sociais
Não só de blog deve viver o seu escritório no mundo virtual.
Se os clientes adoram as redes sociais, lá também você deve estar.
Mas antes de sair criando perfil em tudo quanto é rede, procure saber primeiro quais as favoritas da sua persona (perfil de cliente que te contrata).
Cada rede social tem particularidades diferentes, e você deve investir nas opções que mais têm a ver com seu público e sua proposta de negócio.
Feito isso, marque presença nessas plataformas com um perfil bem feito e completo, conteúdos relevantes e ricos, além de muita interação com seus seguidores.
6. Faça SEO para atrair clientes gratuitamente pelo Google
SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um trabalho de otimização de páginas na internet para promovê-las aos lugares mais altos do Google.
Muita gente fica com um pé atrás ao ouvir falar de SEO, mas é fácil entender como funciona.
Sempre que você vai ao Google e faz uma pesquisa, o buscador oferece uma lista com sugestões de resultados.
A ideia por trás do SEO é que, quando essa pesquisa tenha relação com aquilo que o seu escritório oferece, seja uma página dele que apareça entre as primeiras sugestões.
Pode ser a Home do site, uma seção de serviços ou um artigo de blog, por exemplo.
O importante é que o conteúdo oferecido responda à busca do usuário e que, aliado a técnicas de SEO, garanta a melhor posição possível para a página no Google.
Se for bem-sucedido nesse desafio, você vai descobrir como atrair clientes pelo menor custo possível.
Ao contrário do que acontece quando cria um anúncio para estar no topo do Google, você não paga nada se o usuário clicar em um resultado orgânico, que são aqueles que o buscador decide apresentar por critérios de relevância.
E vale reforçar que é o topo que você precisa mirar.
Porque só 5% dos usuários visitam a segunda página de resultados do Google.
Mas por onde começar?
O ponto de partida de uma estratégia de SEO é sempre um conteúdo de valor para o leitor.
Vale ainda fazer uma análise do seu site para observar se na programação dele não há nada que seja mal visto pelo Google – verifique grátis com essa ferramenta de SEO.
Complete a sua estratégia escolhendo as melhores palavras-chave, que são os termos usados nas buscas que levam usuários ao seu site.
Para isso, sugiro esta ferramenta gratuita ( Ubersuggest).
7. Aproveite o LinkedIn
O LinkedIn não tem o apelo de outras redes sociais mais famosas.
Ainda assim, com 45 milhões de usuários no Brasil, oferece ao seu escritório um público qualificado, que está na plataforma em busca de boas oportunidades.
Por exemplo, todas as empresas listadas na Fortune 500 têm executivos presentes no LinkedIn sendo que 76% deles acessam diariamente suas contas lá.
Outro fato interessante é que, em média, cada executivo tem 930 conexões nesse canal.
É por isso que a grande sacada do LinkedIn está nas recomendações.
Todos os dias, há perfis recomendando pessoas para recolocação no mercado e também negócios para a oferta de produtos e serviços.
Se um usuário pede indicação de uma consultoria jurídica empresarial, por exemplo, algumas de suas conexões respondem, outras compartilham e, em pouco tempo, perfis fora da sua rede já estão debatendo o assunto e deixando suas contribuições.
Já pensou se fosse seu escritório o indicado?
No LinkedIn, isso é possível e funciona na melhor forma da expressão “quem não é visto, não é lembrado”.
Significa que, para atrair clientes nessa rede social, você precisa de um perfil próprio para o negócio, publicar conteúdo de valor e interagir muito tanto nas suas postagens como naquelas realizadas por membros da sua rede de conexões.
Um dos aspectos mais bacanas do LinkedIn é que ele tanto serve para conteúdos curtos, como também disponibiliza a publicação de artigos.
Ao compartilhar conhecimento, você consegue aumentar o reconhecimento sobre a marca e a própria autoridade dela no segmento de atuação.
8. Utilize o marketing de vídeo no YouTube
O YouTube é a principal plataforma para consumo de vídeos, que já possui 100 milhões de usuários ativos no Brasil.
Cabe dizer ainda que o vídeo é o formato líder em tráfego na web. Também que 64% dos clientes confirmam uma compra após conferir um vídeo em rede social.
Todos esses dados servem para justificar seu investimento nesse formato de conteúdo, com divulgação nessa rede social.
Mas não há como atrair clientes com qualquer vídeo, é claro.
Em primeiro lugar, é importante checar se o seu público tem interesse nesse tipo de material e se costuma marcar presença no YouTube.
Em caso positivo, crie um canal e estude bem o tipo de vídeo que melhor funciona com o perfil de seus potenciais clientes.
Obviamente, toda marca gostaria de produzir um vídeo viral, que rapidamente se espalha e bate recorde de visualizações.
Mas como o objetivo é gerar vendas, o melhor é se concentrar em uma proposta de valor.
Pode ser interessante oferecer tutoriais, fazer webinários e mostrar ao público como o seu escritório pode solucionar suas dores e necessidades.
9. Descubra como atrair clientes no Instagram
O Instagram é uma rede social de grande apelo visual, que conecta marcas à sua audiência a partir da publicação de fotos e vídeos.
Hoje, já é a quinta mais usada no Brasil, tendo 65 milhões de usuários ativos.
É muita gente, sem dúvida.
Se você tem um negócio que mira um público mais jovem, precisa descobrir agora mesmo como atrair clientes no Instagram.
É que 90% dos seus usuários em todo o mundo têm no máximo 35 anos.
Então, como tirar proveito disso?
O primeiro passo é ter um perfil comercial do seu escritório– e não apenas para dar uma cara mais profissional a ele.
Já quanto à receptividade das publicações, não deixe de divulgar seus serviços – só tenha cuidado com a forma como faz isso.
As marcas que mais se destacam nessa plataforma são criativas, exploram as melhores hashtags, interagem com seus seguidores, têm parcerias com influenciadores digitais e oferecem atrativos para que usuários se tornem seus clientes.
Valem descontos e até brindes, dependendo do perfil do público e do que funciona melhor com ele.
Também costuma agradar usar os stories, que aparecem no formato slideshow e permanecem ativos por 24 horas.
10. Utilize o Facebook para conseguir mais clientes
Muitas das dicas que acabei de trazer ao falar sobre como atrair clientes no Instagram se aplicam bem também ao Facebook, a líder das redes sociais.
Só no Brasil, são 127 milhões de usuários – o que mais do que justifica o investimento nela.
Todo esse contingente é quase uma certeza de que o seu público também está no Facebook.
Então, para incentivá-lo a comprar de você, há duas preocupações principais: ser encontrado e oferecer conteúdo útil.
A primeira etapa você vence ao ter um perfil comercial e corretamente configurado.
Pode parecer uma questão menor, mas não se engane.
Já para dar conta da segunda parte do desafio, minha sugestão é que siga a regra 70-20-10, que significa o seguinte:
- Crie publicações com conteúdo original em 70% do tempo
- Faça conteúdo conforme os interesses dos seguidores em 20% do tempo
- Crie conteúdo autopromocional em 10% do tempo.
Essa é uma estratégia de marketing equilibrada para o Facebook, com bom potencial de conversão e menor chance de rejeição pelo público.
Ela garante que as informações disponibilizadas têm valor, mostra que você dá atenção às interações com a audiência e não esconde as soluções que seu escritório tem a oferecer.
Outro ponto importante para atrair clientes: tal qual no Instagram, acrescente imagens às publicações.
Fotos e vídeos, inclusive ao vivo, são ótimos para ampliar o alcance da marca, gerar engajamento e conquistar admiradores.
11. Ofereça material rico
Um material rico é aquele que consegue resolver o problema do usuário rapidamente.
São conteúdos de fácil entendimento, porém consistentes, informativos e relevantes para o público.
Há várias formas de entregar esse material: ebooks, newsletters, textos em blogs, vídeos, webinários, publicações em redes sociais, infográficos e muitas outras.
O importante é mostrar para as pessoas que você é referência na sua área, e que tem muita coisa boa para acrescentar.
12. Aproveite o marketing de influenciadores
Associar sua marca e serviços a um influenciador digital tem grande potencial de atração de clientes.
Como o próprio “posto” entrega, esses são perfis em redes sociais de pessoas que efetivamente influenciam uma legião de seguidores.
Seja pelas posições que adotam, pelas dicas que repassam à audiência ou pela própria profissão, possuem uma quantidade enorme de fãs e servem de espelho para eles também na hora de fazer escolhas comerciais.
É por isso que uma simples menção à sua marca pode gerar um resultado superior a qualquer outra ação de marketing.
Veja como exemplo uma das polêmicas do Carnaval do ano de 2019 no Brasil, que envolveu a cantora Anitta e seu possível envolvimento com o jogador Neymar.
O que essa fofoca tem a ver com o marketing de influenciadores?
Este tuíte de Anitta responde:
Anitta tem 9,2 milhões de seguidores apenas no Twitter.
Não é possível mensurar quantos deles preferem a Claro como sua operadora de telefonia móvel pelo fato de ser essa a escolha da cantora.
Mas o ponto forte do marketing de influenciadores é justamente o caráter de recomendação.
“Ora, se meu ídolo usa, por que não usar também?”
Esse é o efeito sobre a audiência que uma ação do tipo causa.
Seu escritório pode não ter acesso a um perfil tão famoso como o de Anitta, mas ainda assim pode se dar bem com essa estratégia.
No seu planejamento, é imprescindível levar em conta as preferências do seu público.
Ou seja, quem são os seus principais influenciadores e quais canais preferem utilizam.
Quem mira o mercado B2B, por exemplo, com negócios entre empresas, tende a encontrar as melhores oportunidades no LinkedIn, que é uma rede social de caráter mais profissional.
Estratégias de parcerias para atrair clientes
Até aqui, você já viu que atrair novos clientes não acontece da noite para o dia e nem é algo que vai cair do céu: é um processo que exige muita paciência e dedicação.
A boa notícia é que existem ferramentas e técnicas mais avançadas que podem te ajudar nessa jornada.
Dá só uma olhada!
13. Faça networking no seu mercado
Networking é a estratégia que vai ajudar qualquer profissional a manter uma base de contatos sólida.
Mas não é só isso.
Uma boa rede de relacionamento ajuda a organização a crescer através de troca de informações, contribuição mútua e indicações valiosíssimas para o seu negócio.
Por isso, esteja sempre aberto a essa experiência.
Marque presença em grupos de facebook que tenham relação com gestão na sua área e não deixe de manter um perfil profissional no LinkedIn.
E lembre-se: qualidade sempre antes de quantidade.
14. Faça parcerias com outros negócios
Se você conhece negócios (jurídicos ou não) com propostas e valores parecidos com o seu , talvez seja uma boa ideia unir esforços em ações que tragam benefícios para todas as partes envolvidas – inclusive para os clientes.
Quando duas marcas se juntam para entregar um bom conteúdo ou até mesmo produzir um serviço, ou experiência bem bacana, você gera material de qualidade para o público, abre portas para novos clientes conhecerem o seu escritório e cultiva bons relacionamentos no mercado.
15 – Atue em áreas menos óbvias, onde a concorrência é menor
Olhar para onde a maioria não olha é uma ótima estratégia para fugir dá concorrência e naturalmente atrair mais clientes. É simples: há mais clientes do que profissionais para atendê-los. Por isso, a grande dica aqui é ser um Advogado de Startups, o nicho jurídico que mais cresce no Brasil.
Conclusão
Você chegou a este artigo querendo aprender como atrair clientes para o seu escritório.
Espero que as dicas que conferiu ao longo da leitura sejam úteis para o sucesso da estratégia.
O mais importante é conhecer a fundo o seu público, pois só assim conseguirá determinar com maior chance de acerto o que funciona para conquistar sua preferência.
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