O Que está por Trás da Aquisição da Koin pela Decolar?

O Que está por Trás da Aquisição da Koin pela Decolar?

Primeiramente, é importante saber que a Decolar, é a maior empresa de turismo da América Latina, com valor de mercado em cerca de U$ 587mi. Acompanhada pela CVC, com R$ 3 bi de valor.

Deste modo, a líder anunciou na sexta-feira a compra da 84% da fintech Koin, especializada em pagamentos parcelados por boleto, pelo valor de R$ 20 milhões.

Veja o anúncio da aquisição:

anúncio da decolar.com sob a compra da Koin

A transação surpreendeu muita gente do mercado, mas no próprio anúncio, dá pra ter um palpite sobre a tese que apoiou  os argentinos a tirarem R$ 20M do caixa e arrematar a  fatia majoritária da fintech.

A História da Koin

Primeiro, vamos entender um pouco o que faz a Koin, sua história e como pivotou muito bem para o turismo:

A Koin nasceu com o propósito de democratizar o acesso ao consumo no Brasil, oferecendo soluções de pagamento pós-pago para o comércio eletrônico, para ser mais claro, eles ofereciam uma opção de pagamento parcelado via boleto onde o cliente só começaria a pagar depois de receber o produto.

Considerando que o Brasil tem 45 milhões de desbancarizados, e a grande maioria desta fatia não possui sequer cartão de crédito, a solução funcionaria como um grande destravador de demanda, como se fosse uma comporta de uma represa que se abre, e jorra uma força absurda de água.

Uma relação ganha-ganha:

Para o e-commerce, maior conversão! E para a Koin, ganhos com juros e tarifas de pagamento. Esta era, a princípio, a proposta da Koin.

Por que a Koin pivotou para o mercado de turismo?

Tenho amigos, donos de e-commerce, que fizeram testes com a plataforma, há uns 4 anos atrás, e todos reportaram baixa aprovação, ou seja, o cliente comprava via boleto parcelado, e a Koin barrava a transação por suspeita de fraude, natural, considerando a astúcia de pessoas desocupadas e quadrilhas organizadas em fraudes eletrônicas.

O Brasil não é bom só no futebol e no vôley, mas em fraudes cibernéticas, somos um dos melhores também, infelizmente 😉

E nesta linha, foi natural, que depois de bater cabeça alguns anos no comércio eletrônico, a Koin pivotasse para o setor de turismo, onde ela rapidamente virou líder de mercado e emplacou sua solução nas principais OTAs tupiniquins: Submarino Viagens, Hurb e Decolar (argentina, mas com muito verde e amarelo).

Veja uma tela do Koin em ação no checkout da Decolar:

Essencialmente, duas razões fizeram com que a Koin tivesse êxito no turismo:

  • Tíquets maiores que o e-commerce (o tíquet médio do e-commerce é de R$ 380,00). Logo, maiores chances do consumidor parcelar;
  • Menor risco, sobretudo pelo fato de boa parte das viagens serem futuras, logo, é possível “derrubar” a reserva, caso haja inadimplência;

O que a Decolar Ganha Trazendo a Fintech pra Dentro?

Para a Decolar, a Koin vai trazer maior competência financeira. Importante destacar que, esta construiu ativos digitais valiosos, no prazo de 5 anos, referentes a análise de risco e distribuição de crédito. Além de um time com sólido background tecnológico.

Olhando os números apresentados, o valor que foi transacionado pela fintech dentro da Decolar, ainda é baixo, apena R$ 13M, mas não se sabe se isto foi resultado apenas de uma POC ou se é restrito a um período menor (não consegui ouvir o webcast).

Mas, findado a Covid-19, com boa parte da população querendo viajar, e endividada, existe uma oportunidade enorme em acelerar a demanda através de concessão de crédito.

E a Koin sabe muito bem como fazer isto.

Como benchmarking, duas empresas no Brasil já fazem isto muito bem: Vai Voando do grupo Flytour, e a Hurb (antiga Hotel Urbano).

Com esta nova competência, a Decolar pode aumentar consideravelmente seu faturamento, de forma que o investimento de R$ 20M pagos pela Koin, volte rápido para o caixa da empresa.

Dá para beber direto da fonte aqui

Vantagens de M&A para o Ecossistema e Para o Setor de Turismo

À vista disso, para o ecossistema de startups, movimentos de M&A (fusão e aquisição) trazem mais liquidez para a empresa. 

Então, é como giro no varejo, investidor entra, empresa cresce, depois a empresa é vendida para algum player estratégico, ou faz alguma abertura de capital, que permite a saída dos investidores originais, com alguma vantagem financeira (muitas empresas, claro, irão quebrar no meio do caminho).

Esta “roda” girando beneficia todo o mercado de inovação. Assim, mais investimento, maior será o crédito, certo?

Desta forma, maior será a criação de empresas e mais empreendedores acordarão às 06:00h e dormirão às 23:00h, fazendo neste tempo, coisas relevantes.

Importante frisar, os Parabéns à Koin pela trajetória, pela negociação com os argentinos e sucesso com seus novos acionistas.

Isto posto, a Decolar anunciou que deve fazer mais aquisições no futuro, após a recente capitalização de 200 milhões de dólares. Sendo assim, companhia visa negócios com atuação no Brasil e no México. Deste modo, o foco é que o lazer, tenha força online e possua marca forte.

Fonte: Onfly

Seja o(a) Advogado(a) preparado(a) para o Mundo dos Dados e da Tecnologia

Antes, sabemos que o Direito é atrasado, podendo favorecer você nessa situação. Assim, lhe beneficiará com um amplo aumento de poder competitivo, para que possa implementar em suas práticas a Transformação Digital Jurídica.

Por isso, importante ressaltar, que: é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”, logo, não se engane, o mundo já é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os zettabytes de dados produzidos anualmente. Estes que, atualmente são cerca de 40 zettabytes por ano para te auxiliar em suas tomadas de decisão.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados. Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender como construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Comercial do Advogado Moderno.

A LGPD

Segundo a IBM, no Brasil hoje 6 a cada 10 brasileiros já tiveram algum dado vazado. Fato este, que quebra a confiança com o mercado e expõe o seu cliente. Desta maneira, empresas também temem possíveis ataques cibernéticos.

Um Advogado ou Advogada especializado na LGPD hoje sairá na frente, pois várias empresas estão precisando, neste momento de advogados qualificados para implementar as mudanças necessárias para evitar sansões.

É hora de você entender como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vai impactar todo o Direito.

Por fim, não é possível deixar de mencionar a importância das startups em todo esse processo de transformação digital, afinal, elas são o motor dessa transformação e do que chamamos de Nova Economia.

Inclusive, o mercado para atuar como um Advogado de Startups é o que mais cresce nos últimos anos, sendo uma ótima oportunidade para os profissionais do direito que buscam sair da ingrata “corrida dos ratos” dos ramos tradicionais.

Logo Telegram – Logos PNG

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Instagram Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Linkedin - ícones de mídia social grátis

Faça conexão no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Estamos Online!