Seu Escritório Será uma Nova Kodak?

Seu Escritório Será uma Nova Kodak?

Sempre firmas como a Kodak, a Xerox, a Blockbuster são citadas na história como grandes fracassos no mundo dos negócios. Sendo, extintas pela falta de visão e de inteligência antecipatória de mercado, sobretudo, relacionada à Transformação Digital.

O mesmo tipo de moção mercadológica acontece no plano jurídico, com um problema ainda maior que, é a resistência frente a inovação por parte de alguns juristas.

Afinal, as mudanças sempre existiram, dando sinais em todos os tons. Na virada desta década, os gritos da transformação são alarmantes.

Mudança

As diferentes teorias de mudança abordam a alteração na ordem, na natureza, nas relações e no comportamento da sociedade, nos ajudando a entender padrões que se repetem sempre.

Como a Kodak fracassou - Revista Poleiro

Nos últimos quatro anos, o mundo debate a transformação do planeta em vários âmbitos, tais quais:

  • o cultural;
  • o político;
  • o tecnológico;
  • o ambiental;
  • o social;
  • e o corporativo.

Muitos técnicos da área, talvez, não deram a devida importância ao assunto, se limitando a tímidas iniciativas de inovação ou pseudo disruptiva. Isso não é transformação digital jurídica.

Negação

A negação e o atraso do assunto da transformação digital, trará um ônus importante para os negócios (também no Direito) e para a carreira dos juristas tradicionais, ou seja, na passagem do séc. XX para XXI muitos ficarão para trás, mesmo os que tem uma ampla experiência anterior bem sucedida.

Vale ressaltar, que os futuristas são pessoas que antecipam, previnem, preparam. Além de, fazer diversos ensaios para alicerçar vias mais sólidas desde o presente.

Futuro

O Foresight, chamado de Futurismo do Brasil, vai muito além de Trends & Cenários, este que em suas antigas estruturas servem pouco na prática.

Assim, simulamos futuros e consideramos mais do que um caminho ou uma estratégia, usamos a incerteza como o grande ponto de vantagem competitiva para diferentes tipos de negócios.

O futuro é imprevisível, mas a disrupção é pura inteligência antecipatória, amparada por sólidos métodos futuristas. 

Assim, alguns sistemas já demonstravam claramente que a estratégia de negócios precisava mudar. Vejamos alguns exemplos:

  • a digitalização dos negócios;
  • o uso inteligente de recursos materiais;
  • staff sob demanda;
  • a gestão pós-moderna;
  • as redes sociais;
  • as multidões;
  • as comunidades;
  • e User Experience.

A elaboração estratégica tradicional não atende mais o ritmo do mundo. E o pior é que sabemos que a maioria dos profissionais jurídicos não possuem qualquer tipo de planejamento estratégico, então o que dizer de um que seja adequado ao Mundo dos Dados.

Diversidade

No entanto, diversos negócios continuaram investindo em antigos modelos, que exigem propriedades caras, contratação de um exército colaborativo, lojas (escritórios) físicas. Bem como, pouca preocupação real com o meio ambiente ou com outros objetivos que vão além de metas de lucro.

Então, notamos aqui, que os escritórios que seguem o molde antigo, ainda não possuem a sagacidade de elaborar suas finanças.

Frente à pandemia, organizações como estas foram fortemente impactados. Isto é, o negócio passou a ter um risco grande de se contrair ou de extinguir. Porque a visão homérica se transformara em tolice egocêntrica.

Colega do Direito, cuidado!

Transformação Digital

Agora, me responda, porque o ego é um dos grandes problemas do nosso campo? Por nos cegar ao ponto de não termos humildade frente as mudanças, tal como é a Transformação Digital Jurídica, ou novas áreas, como o de Advogado de Startups.

Além dos modelos, empresários que lideram a Havan ou o Madero, por exemplo, não entendem o quanto a reputação moral da companhia, define quem fica e quem sai do mercado.

Magalu

Em outro ponto, firmas como a Magazine Luíza, “queridinha da pandemia”, trabalhou bastante na digitalização do seu negócio, contornando o cenário pandêmico, melhor, disponibilizou em sua base para diversos outros negócios despreparados para o mundo digital.

Sobretudo, o cenário temporário tende a se transformar no cenário definitivo a partir de 2020.

O Magalu é muito dedicado à sociedade, ou seja, têm uma boa experiência do cliente, dando mais conforto e segue o novo rumo do mundo, de forma a influenciar todos os negócios do globo.

A ideia de alguns profissionais do Direito (e também de fora dele), habituais em excesso, deixam seu legado à deriva, isto é uma pena, porque muitos deles são brilhantes, e ainda, construíram coisas incríveis que nos trouxeram até aqui.

O preço da não antecipação ou da visão cristalizada é muito alto em tempos de complexidade aumentada.

O colapso entre o velho e o novo mundo está por todas as partes, e os humanos são ótimos em se reprogramar. Isto é, aos poucos vamos experimentar o novo, o transformando no modelo vigente.

Mudanças

Há muitas lições no ano de 2020, que começaram a aparecer com grandes mudanças, assim, devemos estar ligados ao novo.

Não estar desperto ou aberto para os constantes sinais de mudança faz com que profissionais, escritórios de advocacia e de empresas corram o grande risco de se tornarem os novos fracassos da história global.

Quanto maior o negócio, maior o risco. Esta é a época onde muitos Davis (Startups, ou quem gerencia seu negócio/escritório usando suas metodologias) derrubarão muitos Golias!

Fonte: wfuturismo

Seja um Advogado(a) de Startups

Com o atraso do Direito, buscamos algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.

Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.

Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.

Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

Logo Telegram – Logos PNG

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Instagram Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Linkedin - ícones de mídia social grátis

Faça conexão no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Estamos Online!