Startup para Divórcios Online Cresce na Pandemia

Startup para Divórcios Online Cresce na Pandemia

O Dia dos Namorados acabou de passar e muitos festejaram juntos. Mas o outro lado da moeda também está cresceu, ou seja, casais que querem se separar são cada vez mais comuns na base online Divórcio Consensual.

Criada há quase dois anos, a startup já mediou mais de 100 divórcios 20 reconciliações, apenas entre março e maio deste ano, meses marcados pela quarentena. Assim, a startup viu um salto de cinco vezes na receita gerada aos advogados cadastrados. A comparação é com os três meses anteriores.

Então, até o final deste ano, a Divórcio Consensual espera dobrar o número de profissionais cadastrados na base online de separações.

Ideia de Negócio: Divórcio Online


Divórcio Consensual surgiu pelos irmãos Marina Monteiro Amaro Monteiro em agosto de 2018. Marina é advogada especializada em Direito Previdenciário, mas seguiu o conselho de uma amiga e passou a estudar a área de Direito Familiar processos de divórcio.

“Cheguei à conclusão de que não estava contribuindo para separar casais, mas para ajudá-los. São pessoas que vivem um momento difícil na família e buscam um advogado com sensibilidade. Encontrei uma missão”, diz Marina.

A advogada queria empreender por meio de um escritório de advocacia virtual e encontrou uma abertura na proposta de uma plataforma de divórcios online. Foi então que sugeriu o projeto ao irmão Amaro, especialista em marketing digital.

A ideia de Marina era atender o RJ, mas o sócio estudou o mercado e entendeu que o Divórcio Consensual tinha aptidão para atender o país e inclusive brasileiros morando no exterior.

Uma das partes entra na base e faz um teste de elegibilidade. Responde se as duas partes concordam em se divorciar, ainda, se possuem filhos ou dependentes incapazes e se possuem bens a partilhar.

Mediação Online

Conforme as respostas, o casal se direciona para:

  • uma mediação online;
  • psicólogos especializados em terapia de casal;
  •  ou para a escolha de advogados.

Todos esses autônomos hábeis estão na lista da Divórcio Consensual e aptos a fazerem o divórcio online.

“As pessoas podem encontrar esses profissionais sem se expor a rever o parceiro. Todo o processo se faz de maneira ágil e conveniente”, diz Amaro.

Se não houver grandes obstáculos, a entrada com o processo de divórcio pode acontecer em menos de uma semana. Assim, o pagamento dos honorários também é feito na plataforma. O negócio tem 40 advogados e 4 terapeutas cadastrados.

A startup já mediou mais de 100 processos de divórcio, isto é, desde casos com violência doméstica até casos com a intenção de recasar no mês seguinte. Mas também promoveu a reconciliação de 20 casais por meio do atendimento psicológico.

Amaro Monteiro e Marina Monteiro, da Divórcio Consensual (Foto: Divórcio Consensual/Divulgação)

Amaro Monteiro e Marina Monteiro, da Divórcio Consensual: 100 divórcios e 20 reconciliações na lista (Foto: Divórcio Consensual/Divulgação)

Avanço na Pandemia


Entre os meses de março e maio, o lucro gerado aos advogados cresceu cinco vezes no paralelo com os três meses prévios. Mas os clientes não são apenas casais que brigaram durante o contato da quarentena.

O público mais comum da Divórcio Consensual são casais que já vivem separados. Com a necessidade de quarentena, os ativos afirmam que os casais têm mais tempo livre e resolvem pesquisar soluções para dar entrada no divórcio, ou seja, “as pessoas em confinamento repensam melhor sua situação conjugal“, diz Amaro.

Outro público são brasileiros morando no exterior e que precisam de uma solução online de separação. A base já atendeu usuários em países como:

  • Argentina;
  • Austrália;
  • Holanda;
  • Jamaica;
  • e Portugal.

Apenas por conta da pandemia, alguns expertos da Divórcio Consensual oferta uma hora gratuita de terapia para os casais. Logo, esse esforço ajudou a chegar a 20 casais reconciliados.

For Free

A Divórcio Consensual ainda não cobra dos advogados: o foco agora é em atrair os usuários e os profissionais. Afinal, a startup cresceu 50% em 2019, na comparação anual.

Para 2020, a o crescimento ainda está sendo revisto. Uma das metas da startup é dobrar o número de profissionais na base melhorar a criação dos perfis, adicionando recursos como:

  • publicar artigos;
  • os feedbacks de clientes;
  • e os vídeos.

Portanto, o perfil se tornará uma espécie de escritório virtual dos profissionais especialistas em divórcio (ou na reconciliação) dos casais.

Em suma, este campo mostra uma intensa mudança na sociedade, sendo que, como o Direito é Ciência Social Aplicada, se a sociedade muda, o Direito é fortemente impactado.

Nesse contexto, o profissional jurídico precisa aproveitar as chances que surgem, atuando como Advogado de Startups (empresas que são o motor de criação do “novo normal”), bem como transformando as suas práticas diárias, com a Transformação Digital Jurídica, com a finalidade de não ser verdadeiramente atropelados pelos concorrentes tecnológicos.

Seja um Advogado (a) de Startups

Aproveitando o atraso do Direito, busca-se algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.

Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.

Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.

Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

Logo Telegram – Logos PNG

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Instagram Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Linkedin - ícones de mídia social grátis

Faça conexão no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Estamos Online!