Startups Zebras: O Que São? O Que Elas Buscam?

Startups Zebras: O Que São? O Que Elas Buscam?

Uma ideia disruptiva de negócio pode nascer sem recursos e chegar a valer mais de 1 bilhão de dólares. Mas os casos são tão raros que, ao atingir tal marca, uma startup é chamada de “unicórnio” e enquanto as startups zebras?

Segundo um grupo de empreendedores críticos ao que identificam como jornada comum dessas startups, elas dependem do recebimento de um investimento de alto risco, que pode não ser correspondido em termos financeiros nem de benefícios gerados à sociedade e ao meio ambiente.

O movimento de oposição, que nasceu nos EUA, é chamado de “Zebras Unite”, que significa, em português, “Zebras Unidas”.

As Zebras

Segundo Marília de Sant’Anna Faria, analista do Sebrae Rio, as zebras têm um obstáculo, onde:

“Elas reclamam da dificuldade de acesso ao capital neste modelo chamado “venture capital”. O investidor quer colocar um valor que é alto em um negócio, mas que seja multiplicado o máximo possível em um curto período de tempo. Tanto que os contratos já têm prazos para a saída dos investidores do negócio.

Enquanto isso, muitas outras ideias ficam sem verba. E há uma questão social: a maioria dos investimentos é feita em negócios liderados por homens.”

Os críticos acusam ainda as empresas unicórnios de muitas vezes incinerarem verbas, por gastarem muito e, por conta das mudanças rápidas no mercado que as colocam sob condições de mercado e concorrência diferentes em pouco tempo, frustrarem as expectativas de investidores.

A Pauta

A responsabilidade com o dinheiro é, portanto, uma das pautas das zebras. Algumas já nem se candidatam ao capital de risco, para não terem que fazer promessas irreais. De acordo com Marília Cardoso, sócia-fundadora da Palas, consultoria de inovação para empresas:

“O que eu tenho visto é o retorno, pelas zebras, ao básico. Querem ter uma gestão organizada da inovação nos seus processos, para que elas sejam sustentáveis também a médio e longo prazo.”

As Metas

A zebra, que entrou no dicionário do empreendedorismo, também faz referência a duas metas:

  • gerar lucro;
  • e melhorar a sociedade.

Ao contrário do que ocorre com uma empresa unicórnio, a marca de zebra não pode ser dada de forma tão objetiva para um negócio, diz Marília Cardoso, da consultoria Palas. Mas um negócio, para melhorar a sociedade, segundo ela, tem alguns requisitos a cumprir.

“Não estão sendo distribuídos rótulos, como no caso dos unicórnios. O termo zebra é mais subjetivo. É preciso entender se um negócio atende ao tripé da sustentabilidade social, econômica, ambiental.” afirma.

A analista do Sebrae Rio exemplifica algumas ações tocadas por zebras:

“Recentemente, participei de uma conferência em São Paulo e ouvi de várias pessoas que estavam começando startups que não querem ser unicórnios, não querem ganhar de todo mundo.

Querem ser uma zebra, inclusiva, preocupada em beneficiar de ponta a ponta, da sua rede de fornecedores aos seus clientes.

Há startups que contratam apenas mulheres, outras que priorizam funcionários com mais de 50 anos, por exemplo. Para mudarem a sociedade.” diz Marília de Sant’Anna Faria.

A colaboração no lugar da competição como regra, aliás, é um dos diferenciais pregados pelas zebras. Também por isso o apelido escolhido. No mundo animal, as zebras andam em coletivo e acreditam que assim se protegem.

Impacta Hub Floripa

O Impacta Hub Floripa se considera uma zebra. São três frentes de negócio:

  1. espaços de coworking com gestão de comunidades;
  2. gestão de espaço de eventos a serviço do ecossistema;
  3. e o desenvolvimento de programas de impacto social.

No dia a dia com outros empreendedores, a gerente de Comunidade Talita Matos procura disseminar princípios e valores do movimento:

“Colocamos como princípio o fomento da colaboração dentro da rede. Incentivamos que dedique três horas do mês à mentoria gratuita para que outros membros possam aprender com eles.

Falamos de prosperidade compartilhada, que é construída fechando negócios entre nós, compartilhando conhecimento, se protegendo. A gente cresce junto.” diz.

Chamado de Impacto

Ainda, assim, Talita Matos, gerente de Comunidade do Impact Hub Floripa, continua:

“O Impact Hub Floripa faz parte de uma rede global que coloca em prática princípios e valores importantes desse movimento de zebras. O que a gente se pergunta constantemente é como fazer escolhas de negócio que estão a serviço dele, mas também das pessoas e da sociedade.

Então, isso é que faz com que a gente organize uma série de encontros gratuitos para devolver à sociedade experiências e aprendizados que a gente teve; é o que faz com que a gente convide membros a entrar em negócios com a gente e crescer a comunidade, ao invés de pegar um projeto sozinho e maximizar o lucro; é o que nos leva a promover um programa como o “Chamado de Impacto”, de apoio para negócios que tenham papel socioambiental, mas com critérios de diversidade dos fundadores para a seleção, a fim de suprir um gap de falta de acesso dessas pessoas ao capital.

Há cinco anos, a nossa fundação não teve nenhum investidor expressivo. Fizemos um crowndfunding no qual a pessoa que colocou mais dinheiro tirou R$ 5 mil do bolso. E levantamos R$ 200 mil no total.

Atualmente, nós crescemos 80% ao ano. Então, viver como uma zebra não impede o crescimento de um negócio. Pelo contrário, as zebras são a maior parte das empresas no mundo, empregam mais, pagam mais. Porque as zebras são reais.”

Seja o Advogado que as Startups Precisam

Aproveitando o atraso do Direito, busca-se algo a nosso favor. Assim, há uma possibilidade de implementar em suas práticas de Transformação Digital Jurídica.

Por isso, vale ressaltar, que é melhor ser protagonista das mudanças, ao invés de ter que “correr atrás do prejuízo”. Logo, não se engane, o mundo é e será cada vez mais digital.

Para tanto, um dos pontos mais importantes do mundo digital é entender como usar os ZB. Estes que, atualmente são cerca de 40ZB por ano para te auxiliar nas decisões.

Por isso, é fundamental implementar em suas práticas o Direito Guiado por Dados.

Para ter resultados de alto nível no campo do Direito, o profissional jurídico precisa aprender a construir e implementar na Advocacia o processo comercial moderno utilizado por Startups e empresas de Tecnologia.

Assim sendo, essa finalidade é necessária na construção da Jornada Lucrativa do Advogado Moderno.

Então, para um maior entendimento dos novos meios de sucesso do mundo digital, inclusive aprender sobre as novas profissões jurídicas, além do Big Data e I.A., indico a leitura do O Guia Completo do Direito Guiado por Dados.

Fonte: revistapegn

Logo Telegram – Logos PNG

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Instagram Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Linkedin - ícones de mídia social grátis

Faça conexão no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}
Estamos Online!