O Visual Law possui como objetivo transformar todas as informações usadas no âmbito jurídico em algo mais facilmente entendível por qualquer pessoa. Portanto, quebra o padrão linear e sem cores dos documentos jurídicos tradicionais – É um dos elementos que podem ser usados na Transformação Digital Jurídica -.
O Visual Law precisa ser visto não apenas no contexto de petições e contratos, mas também de informações comerciais que ajudem os profissionais jurídicos no desenvolvimento de seus negócios (sim, seu escritório é um negócio!)
Quem nunca ouviu aquele velho ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Em outras palavras, a verdade é que imagens e vídeos criam muito mais engajamento em redes sociais do que aquele textão com muitas palavras. Igualmente, são melhores para esclarecer e convencer (um magistrado, por exemplo).
Embora o texto ainda tenha um papel muito importante no cotidiano jurídico, algumas pesquisas mostram que utilizar bons recursos visuais tem uma grande relação com o engajamento, a conversão, o esclarecimento, bem como, o convencimento.
Como resultado de que na Era dos Dados é importante que sejamos guiados por eles (decisões data driven). Assim, vejamos 28 dados que comprovam o valor da comunicação visual no Direito, em um importante exercício de Data Visual Law (Direito Visual Guiado por Dados):
Nosso Cérebro foi Feito para Processar Informações Visuais:
1. 90% da informação processada por nosso cérebro é visual.
2. Leva apenas 13 millisegundos para o cérebro humano processar uma imagem (os memes que o digam).
3. O cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto.
4. 80% das pessoas lembram do que viram, comparado com 10% que lembram o que ouviram e 20% que lembram o que leram.
5. Em resposta a uma pesquisa, 95% de clientes B2B (Business to Business – Vendas de empresa para empresa) disseram que queriam conteúdo visual curto e de alto impacto.
6. Publicações que incluem conteúdos visuais conseguem tráfego 12 mais rápido do que os que não se utilizam disso.
Não Temos Muita Paciência para Textos:
7. A maior parte das pessoas lê apenas de 20 a 28% das palavras em uma página.
8. 80% das pessoas assistirão um vídeo mas apenas 20% delas irá ler um texto em uma página.
9. 55% dos visitantes de um site dedicam menos de 15 segundos lendo ativamente.
Também não Somos Grandes Ouvintes:
10. Quando as pessoas ouvem uma informação, elas irão lembrar apenas cerca de 10% desta informação 3 dias depois. Contudo, se uma imagem importante aparece junto com tal informação, cerca de 65% da informação será lembrada 3 dias depois.
Amamos Consumir Imagens, Infográficos e Vídeos:
11. Mais de 95 milhões de fotos são compartilhadas diariamente no Instagram.
12. Tweets (mensagems compartilhadas no Twitter) com imagems recebem 150% mais retweets (compartilhamentos) que tweets sem elas.
13. No Facebook, fotos tem um grau de interação de 87%, comparado com 4% ou menos com outros tipos de posts, como links ou textos.
14. 100 milhões de horas de vídeos são vistos todos os dias no Facebook – 85% deles no modo mudo (por isso lembre-se que legendar seus vídeos pode ajudar essas pessoas).
15. 6 bilhões de anúncios em vídeo são assistidos online todos os anos.
16. Posts que incluem imagem tem 650% mais engajemento que post apenas com texto.
17. Pessoas compartilham infográficos três vezes mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.
18. Utilizar a palavra “vídeo” no assunto de emails aumenta as taxas de abertura em 19% e a taxa de clique em 65%.
19. Posts com vídeos atraem três vezes mais links do que posts apenas com textos.
20. Especialistas prevêem que até 2021, 4 de cada 5 ações na internet vão resultar em conteúdos em vídeo.
21. 1200% mais compartilhamentos são gerados por videos se comparado com apenas fotos e textos combinados.
22. Um bom thumbnail de vídeo aparecendo em um resultado de busca pode dobrar o tráfego.
Vídeos são um Fator Decisivo no Convencimento
23. 70% das compras B2B e pessoas num momento de decidir o que comprar assistem vídeos para decidir efetuar suas compras. Portanto, veja aí o poder de convencimento dos vídeos.
24. Quatro vezes mais consumidores preferem assistir um vídeo do que ler textos sobre eles.
25. Aproximadamente 75% dos usuários de internet nos Estados Unidos regularmente ou sempre buscam por conteúdo visual antes de fazer uma compra. Por outro lado ,apenas 3% nunca fazem isso.
26. 43% dos profissionais de marketing B2C (Business to Consumer – de empresas para consumidores finais) dizem que vídeos bem produzidos são o tipo de conteúdo de mais sucesso em suas campanhas.
27. 85% das pessoas tendem mais a comprar um produto instintivamente depois de ver um vídeo.
28. Substituir uma imagem por um vídeo em landing pages (páginas de captura) aumenta a taxa de conversão em até 13%.
Visual Law e a Transformação Digital Jurídica
Em suma, o Visual Law faz parte do contexto atual de rearranjos diversos na sociedade, que impactam desde a concorrência, criação de novos nichos – já pensou em ser um Advogado de Startups? – até a forma como se usa as informações, o que pode ser resumido como Transformação Digital Jurídica.
Em conclusão, na Era dos dados e do Big Data – assista uma aula especial sobre o tema -, nossas decisões devem ser guiada por dados (Data Driven). Por isso, inauguramos aqui neste texto o termo Data Visual Law, com estes 28 dados apresentados por aqui.
Curiosidade: Criando um Novo Direito
Neste texto proponho o início do uso de um “Data Visual Law”, que é o Direito Visual Guiado por Dados. Para esclarecer, desconheço até então a existência desse termo, então possivelmente será mais uma expressão que eu crio.
Além disso, você sabia que eu inaugurei o uso as expressões e conceitos seguintes?
- Transformação Digital Jurídica;
- e o Direito Dataísta.
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